Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

As Polícias Civis do Tocantins e de Pernambuco, em ação integrada da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Araguaína e DHPP de Recife, capturaram o foragido F.P.S.J que estava com mandado de prisão definitiva expedido desde 2018, após ser condenado por homicídio qualificado por motivo torpe e utilização de recurso que impossibilitou a defesa da vítima. O crime ocorreu em Araguaína em junho de 2010, onde Jailson Rodrigues Noleto perdeu a vida, após ser atingido por três disparos de arma de fogo.

As investigações policiais apontaram que o foragido estaria utilizando nome falso e poderia estar vivendo na capital de Pernambuco, Recife, onde foi abordado e preso pela equipe de policiais civis. Em Recife, Francisco vivia uma vida normal de classe média alta, trabalhando com agenciamento de uma loja de veículos e vivendo com o nome falso.

Durante a ação, a equipe de investigação ainda apreendeu veículos registrados no nome falso, arma de fogo e munições.

O delegado Breno Alves, da DHPP de Araguaína, explicou que o foragido ficou preso preventivamente durante parte do processo, mas, ao sair para responder em liberdade, não mais foi encontrado, sendo recapturado agora por meio do trabalho da Polícia Civil.

A autoridade policial ainda ressaltou a importância do trabalho integrado entre as polícias de investigação de todo o Brasil. "Juntas, as Policiais Civis podem aumentar o resultado de elucidações de crimes e de cumprimento de mandados de prisões judiciais, os quais são suas responsabilidades institucionais", disse.

O delegado Sérgio Ricardo, da DHPP de Pernambuco, que coordenou as diligências que resultaram na prisão, também ressaltou a importância do trabalho conjunto. “As ações policiais integradas das PCTO e PCPE, juntamente com o trabalho de assessoria de Inteligência das duas corporações resultaram no êxito da missão."

Após a prisão, o foragido foi encaminhado à Unidade Prisional em Recife. Ele também foi preso em flagrante delito por Posse Irregular de Arma de Fogo, Uso de Documento Falso e Falsa Identidade.

Operação Paz

A prisão ocorreu no âmbito da Operação Paz, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em 12 estados da federação.  Além do Tocantins, participam o Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Roraima.