Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Contas Públicas

Foto: Elisangela Silva

Foto: Elisangela Silva

Líderes da Igreja Católica no Tocantins apresentaram nessa quinta-feira, 2, ao governador Wanderlei Barbosa, obras e projetos sociais e culturais realizados pelo segmento religioso em benefício à população do Estado. A ação social Jesus de Nazaré, obras realizadas pela Pastoral da Criança, o funcionamento de duas escolas agrícolas, a encenação da Paixão de Cristo e a celebração da Romaria do Bonfim estiveram entre os temas tratados.

O arcebispo de Palmas, Dom Pedro de Brito Guimarães, aproveitou o encontro para apresentar ao governador, líderes religiosos recém nomeados para as dioceses no Tocantins e para reforçar a importância da parceria com o Governo do Estado.

Na ocasião, o governador Wanderlei Barbosa consignou o apoio institucional à tradicional celebração da Romaria do Bonfim. “A festa do Bonfim integra o calendário religioso e do patrimônio cultural do Tocantins. O Governo do Tocantins está presente com apoio logístico e operacional na segurança e já vamos estabelecer uma agenda de preparação para o Bonfim junto aos líderes religiosos”, ressaltou.

Em 2022, o Governo do Tocantins destinou ao município de Natividade R$ 600 mil em recursos para a realização da Festa do Bonfim e disponibilizou 250 servidores da Segurança Pública para ações de apoio logístico e operacional. A Festa do Senhor do Bonfim é a mais antiga celebração religiosa do Tocantins, que acontece na região de Natividade há quase 300 anos e atrai cerca de milhares de peregrinos no período de festa.

Participaram da visita ao governador, o Bispo de Porto Nacional, José Moreira da Silva; o Bispo de Araguaína e Administrador Apostólico de Tocantinópolis, Giovane Pereira de Melo; o Bispo de Cristalândia, Wellington Queiroz; o Bispo de Miracema, Philip Dickmans; e o responsável pela ação social Jesus de Nazaré no Tocantins, Jocel Santiago.