Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Aldemar Ribeiro

Foto: Aldemar Ribeiro

Os 24 deputados estaduais que tomaram posse no dia 1º de fevereiro iniciaram os trabalhos do ano legislativo nesta terça-feira, 7. A sessão teve início com a leitura da mensagem do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) lida no plenário pelo secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes.

No texto, o governador destacou a situação fiscal do Tocantins no ano passado, com crescimento de 21% na arrecadação de receitas ordinárias entre janeiro e dezembro de 2022, na comparação com o mesmo período do ano anterior. “Em termos reais houve crescimento de 11,39%, ou seja, aumento de R$ 987 milhões”.

A mensagem do Executivo também destacou serviços de infraestrutura no estado. segundo o governador, no ano passado foram investidos R$ 1,130 mi em obras estruturantes, cerca de 10% do orçamento do estado.

 Ao final, a mensagem destacou a recente reunião do presidente Lula (PT) com os governadores. “Ocasião em que apresentei três propostas importantes para o estado: continuidade da BR-010, ligando Aparecida do Rio Negro ao Maranhão; a construção da ponte Filadélfia (TO) a Carolina (MA); a federalização da rodovia Transcolinas, ligando o porto seco de Palmeirante até o Pará, além da priorização da TO Mateiros, ligando à Bahia e a política de habitação que será uma das prioridades do Governo Federal”.

A mensagem foi encaminhada à Comissão de Finanças, Fiscalização, Tributação e Controle da AL, conforme determina o regimento.

Após a leitura do texto, o presidente da Mesa Diretora, deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos) encerrou a sessão.

Foto: Aldemar Ribeiro

Blocos Partidários

Ainda hoje os deputados devem definir os blocos partidários que devem ser compostos por, no mínimo, quatro parlamentares. Definidos os blocos, os membros decidem entre si quem serão os líderes e, posteriormente, indicam seus representantes para as comissões da Casa.

As mais cobiçadas dentre as 10 comissões são a de Constituição, Justiça e Redação (CCJ); Finanças, Tributação, Fiscalização e Controle; e Administração, Trabalho, Defesa do Consumidor, Transportes, Desenvolvimento Urbano e Serviço Público.

Os nomes dos deputados Nilton Franco (Republicanos), Moisemar Marinho (PSB) e Cláudia Lelis (PV) são cotados para a disputa da presidência da CCJ; já a Comissão de Finanças deve ser decidida entre Olyntho Neto (Republicanos) e Eduardo Bonagura (Cidadani). Eduardo Mantoan (PSDB) deve ficar com a Comissão de Administração.

“Queria chamar a atenção dos pares para que possam proceder à entrega desta Mesa, até amanhã, a composição dos blocos e bancadas, e seus respectivos líderes, para que possamos proceder à formação das comissões. Antes de encerrar agradeço a todos e convocar a todos para que possamos nos reunir na sala vip para trocar umas ideias”, encerrou o presidente Amélio Cayres.