Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Kiw Assessoria

Foto: Kiw Assessoria

Já estão a todo vapor as colheitas de grãos em todo o estado do Tocantins. O lançamento oficial foi realizado durante o 3º Show Tecnológico do Cerrado, evento promovido pela Frísia Cooperativa Agroindustrial, em Paraíso do Tocantins. Nos dias 02 e 03 de fevereiro, o público pôde ter acesso a palestras e às pesquisas mais recentes desenvolvidas pela Fundação ABC em prol do desenvolvimento do agronegócio local. O evento reuniu em dois dias, cerca de 1,3 mil pessoas.

Conforme o presidente da Frísia, Renato Greidanus, as práticas de mercado que apresentam os melhores resultados são transmitidas aos técnicos que atendem os mais de 140 cooperados da Frísia no Tocantins. “É um evento que traz, na verdade, um viés de que nós precisamos sempre estar à frente, buscando as melhores alternativas, seja na produção, seja na aplicabilidade dos insumos, e buscar esse equilíbrio técnico e financeiro, para recomendar sempre a melhor solução. A solução que mais viabiliza a agricultura”, explica.

O cooperado Rafael Staniszewski, da Fazenda Santa Fé, em Pium, confirma a importância do espaço de apresentação das novas tecnologias e a troca de experiências entre os cooperados. “Acho que é um evento muito importante para nós e as expectativas para a colheita são as melhores, tivemos um clima bem favorável e tudo vem se encaminhando bem”, conta o produtor.

Para o gerente executivo da cooperativa no Tocantins, Marcelo Cavazotti, a produtividade das safras deste ano tem grande potencial. “Ao nosso ver, é uma colheita que pode ser histórica para o estado, com a maior produtividade já vista e a maior produção também, já que a área foi crescendo. Visitei várias lavouras e verifiquei que estão muito bonitas. Se a chuva nos permitir colher com tranquilidade, essa será uma safra muito boa”, analisa.

Cooperação

Mais de 60 cooperados da Frísia compareceram ao evento. Juntos, os produtores rurais têm expectativa de manter ou ultrapassar as 55 sacas por hectare de soja produzidas na última safra, com uma área de plantio superior a 53 mil hectares. Já na safrinha de milho, há a expectativa de plantio em 22 mil hectares.

O presidente da cooperativa explica os benefícios do modelo de negócio para o produtor. “Quem se associa a uma cooperativa tem um suporte melhor, seja no fornecimento dos insumos, na comercialização da sua produção e, principalmente, na questão da recomendação técnica através de pesquisa. Mas ainda é uma coisa bastante tímida no estado. A gente pode crescer muito e a Frísia proporciona muitas oportunidades para que isso se desenvolva”, reforça Greidanus.

A superintendente do Sistema OCB/TO, Maria José Oliveira, destacou a importância do 3º Show Tecnológico do Cerrado e ressaltou a importância de compartilhar os estudos e resultados das pesquisas com os cooperados, produtores rurais e estudantes. “É o cooperativismo trazendo o que existe de mais moderno em gestão e tecnologia para o campo”, diz.