Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O deputado federal Antonio Andrade (Republicanos/TO), comemorou nessa terça-feira, 14, no plenário da Câmara, a retomada do Programa Minha Casa Minha Vida pelo Governo Federal. O programa terá como meta contratar, até o ano de 2026, dois milhões de moradias.

“Ocorreu no dia de hoje o relançamento do Programa Minha Casa Minha Vida. Lutarei para levar o máximo de moradias para o estado do Tocantins. Fiquei muito feliz em saber também que agora a contemplação será destinada às famílias com renda menor do que dois salários-mínimos”, comemorou o deputado.

Uma das principais novidades do novo programa é o retorno da Faixa 1 do Minha Casa Minha Vida, agora voltada para famílias com renda bruta de até R$ 2.640 (anteriormente, a renda exigida era de R$ 1.800).

Nos últimos quatro anos, a população com essa faixa de renda foi excluída do programa. Agora, a ideia é de que até 50% das unidades financiadas e subsidiadas sejam destinadas a esse público.

Outras novidades do novo Minha Casa, Minha Vida são a ampliação da inclusão da locação social, a possibilidade de aquisição de moradia urbana usada e a inclusão de famílias em situação de rua no programa. Os empreendimentos estarão mais próximos a comércio, serviços e equipamentos públicos, e com melhor infraestrutura no entorno.

O programa, na visão de Andrade, é um importante instrumento não só para reduzir o déficit habitacional brasileiro, principalmente nas faixas de menor renda, mas também contribui para o crescimento da economia e é fundamental para a geração de emprego e renda.