O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está na reta final da coleta do Censo Demográfico 2022. Até a próxima segunda-feira, 20, a sociedade conta com o Disque-Censo 137. O serviço de utilidade pública está disponível para os domicílios em que nenhum morador respondeu ao questionário da pesquisa.
A ligação para o Disque-Censo 137 é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone fixo ou celular todos os dias da semana, das 8 horas às 21h30. O atendimento telefônico conta com 120 agentes censitários de pesquisa.
De acordo com o superintendente do IBGE no Tocantins, Paulo Ricardo Amaral, o Disque-Censo é um importante elemento de integração entre a sociedade e o Instituto e é fundamental para ajudar a concluir a coleta domiciliar.
“A partir das demandas do Disque-Censo, nossas equipes estão se deslocando em todo o estado para atender quem ainda não conseguiu ser recenseado. Ele é mais um elemento de integração da comunicação entre a sociedade e o IBGE, estabelecendo um contato direto entre o solicitante e o Instituto”, avaliou.
Como funciona
Iniciativa inédita no IBGE, o 137 é um telefone disponibilizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e configura um serviço de utilidade pública. As ligações são recebidas por atendentes de uma central de atendimento específica para esse serviço.
Ao receber a ligação, o atendente pede que o morador se certifique de que nenhuma outra pessoa que reside no domicílio respondeu ao Censo, pois basta que um morador forneça as informações por todos. Caso o morador confirme que ninguém no domicílio respondeu, a ligação prossegue e o atendente solicita o endereço para verificação.
A partir da conferência no banco de dados, o atendente informa ao morador se o endereço consta como visitado ou não. Se o domicílio tiver sido visitado, a informação é passada ao morador e a ligação é encerrada. Caso o endereço não tenha sido visitado, o atendente informará que um recenseador irá presencialmente ao domicílio.