A Polícia Civil do Tocantins (PC-TO), por intermédio da 6ª Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher e Vulneráveis - 6ª DEAMV de Paraíso do Tocantins, concluiu a investigação que apurou a prática de abuso sexual contra duas crianças em uma escola da rede pública da cidade. A autora dos abusos tem a mesma idade das vítimas.
O delegado responsável pelo caso, José Lucas Melo, explica que o procedimento contou com três fases de apuração. “Inicialmente, tomando conhecimento de que uma criança poderia ter sofrido abuso sexual, iniciamos a investigação devida com a verificação da realidade do fato e a descoberta da autoria. Neste momento, além de descobrir que outra criança de mesma idade foi a responsável pelo ato, surgiu a possibilidade de uma outra menina ter sido vítima”, explica a autoridade policial.
Na segunda fase, fora constatada a realidade dos fatos quanto à segunda menina, também vítima da colega. Na terceira fase da apuração, foi verificada a possibilidade de a menina que praticou os atos libidinosos nas colegas estar reproduzindo algo de que tenha sido vítima. Ocorre que tal situação não existiu, segundo a polícia.
Com a conclusão do procedimento, houve a remessa ao Poder Judiciário e ao Ministério Público. Diante da idade da autora, por expressa previsão legal do Estatuto da Criança e do Adolescente, serão aplicadas medidas de proteção.
A autoridade policial destaca que os pais ou responsáveis devem estar sempre atentos aos comportamentos e relatos dos menores. (SSP/TO)