Técnicos da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonozes (UVCZ) estão investigando a morte de macacos na região rural de Palmas/TO. Segundo a Prefeitura de Palmas, os profissionais da unidade foram até o Setor Santa Fé – local onde os animais têm aparecido mortos – para coletar dados e informações que possam evidenciar o que está acontecendo.
A autoridade de saúde não divulgou nenhuma suspeita, por ora, de que possa estar causando as mortes, mas alertou para a importância de informar aos órgãos competentes sobre adoecimento ou morte de primatas “para investigação oportuna e avaliação do risco potencial de ocorrência de casos humanos de febre amarela”, informou a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) em nota à imprensa.
Moradores da área rural do setor Santa Fé relataram aos técnicos do UVCZ que os animais, antes frequentes no local, estão desaparecendo. Pelo menos cinco já foram encontrados mortos, com ferimentos e sem pelos.
O resultado da investigação dos casos deve levar entre 15 e 20 dias. O telefone do Controle de Zoonzes para denúncias e informações é o (63) 3212-7916