Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Representantes do Tocantins no lançamento do Amazônia Mais Segura, em Brasília

Representantes do Tocantins no lançamento do Amazônia Mais Segura, em Brasília Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Representantes do Tocantins no lançamento do Amazônia Mais Segura, em Brasília Representantes do Tocantins no lançamento do Amazônia Mais Segura, em Brasília

O secretário da Segurança Pública do Tocantins, Wlademir Costa, o comandante-geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, e o secretário de Representação do Tocantins, em Brasília/DF, Carlos Manzini, participaram na manhã desta sexta-feira, 24, do lançamento do programa Amazônia Mais Segura, pelo Governo Federal, que visa retomar o controle efetivo da região da Amazônia Legal que compreende nove estados brasileiros, entre eles o Tocantins.

O programa é uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública em parceria com a Polícia Federal, a Força Nacional de Segurança, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e as Forças Armadas. O lançamento foi realizado, em Brasília, pelo ministro da Justiça, Flávio Dino, e o secretário executivo do ministério, Ricardo Cappelli, que destacou que o programa vai incluir a instalação de novas bases terrestres e fluviais na região, ampliação e capacitação do efetivo, além de investimentos em soluções tecnológicas que vão ajudar o estado brasileiro no combate as ilegalidades que proliferaram na região nos últimos anos, como por exemplo, o garimpo ilegal, o desmatamento até a presença de organizações criminosas.

O secretário Wlademir Costa ressaltou que o programa está bem aparelhado e que a Segurança Pública do Tocantins irá contribuir com as ações. “A região da Amazônia Legal é importante não somente para o Tocantins e o Brasil mas para todo o mundo. Projetos que visam a segurança da região são de grande valia e nós estaremos dispostos a contribuir para a efetividade do programa no que for possível”, destacou.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Márcio Barbosa, destacou a importância do programa para a segurança pública tocantinense, reforçando a atuação integrada da Polícia Militar. “A PMTO está presente em todo o território tocantinense garantindo a preservação da paz social e continuaremos firmes neste propósito. O programa fortalece nossa integração com as demais forças na proteção da nossa Amazônia Legal, por meio da prevenção e combate à criminalidade na região”, concluiu.

 Programa visa retomar o controle efetivo da região da Amazônia Legal