Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Luciana Pires

Foto: Luciana Pires

Alegando atraso no pagamento de horas extras e vale alimentação, motoristas do transporte público de Palmas ameaçam paralisar as atividades como forma de pressionar a Prefeitura, que reassumiu a gestão do serviço em dezembro do ano passado. A informação foi confirmada pelo Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transportes Rodoviários (Simtromet).

De acordo com o sindicato, o pagamento das horas extras trabalhadas e o vale alimentação de R$ 500 havia sido combinados ainda na contratação dos profissionais. Os trabalhadores alegam que os valores devidos não foram quitados nas folhas de pagamento dos meses de janeiro e fevereiro.

A prefeita Cinthia Ribeiro usou as redes sociais para rebater as alegações e afirmou que o benefício alimentação e o salário de dois mil servidores contratados após o fechamento da folha de pagamento serão feitos no dia 10 de março. "Pessoas de má fé usando a falácia do 'pagamento atrasado'. Desde que assumi a gestão da cidade de Palmas todos os pagamentos são antecipados. A prefeitura pagará dia 10/03 o auxílio alimentação de todos, e também o salário de 2 mil servidores, que tomaram posse após o fechamento da folha", escreveu a gestora no Twitter.

A decisão de paralisar parte do serviço teria sido tomada ainda na segunda-feira (27). Questionamos Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP) se há déficit no serviço já nesta terça-feira (28) mas não recebemos resposta.

O Simtromet informou ainda que há pelo menos 70 veículos da frota de transporte público parados na garagem da ATCP por falta de manutenção. Os motoristas reivindicam o conserto dos ônibus parados para suprir a carência em algumas linhas, fato que também causa sobrecarga de trabalho para muitos motoristas.

Nesta segunda-feira (28) usuários do transporte público também realizaram um protesto na Estação Xerente, no Aureny III, como forma de cobrar melhorias na prestação do serviço.

Prefeitura

A Prefeitura de Palmas informa que o transporte coletivo da Capital flui normalmente nesta terça-feira e sobre solicitações da categoria, teve conhecimento apenas de um requerimento subscrito por alguns motoristas ainda no final do ano de 2022, oportunidade em que a Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP) informou que as verbas e direitos remuneratórios seriam aqueles previstos na legislação de criação da autarquia e nas demais legislações municipais aplicadas aos contratos temporários. 

Já com relação a outras reivindicações durante o período de operação pela ATCP, a prefeitura informa que não foi recebido qualquer pedido ou pauta relacionada à categoria. 

Com relação aos pagamentos a prefeitura informa que prepara uma folha suplementar para efetuar o pagamento dos salários dos servidores contratados no último mês na ATCP, na Secretaria Municipal da Educação (Semed) e na Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp). Segundo a Prefeitura, a contratação e nomeação desse grupo nas respectivas pastas, ocorreu após o fechamento da folha de pagamento. 

Segundo informação da Agência Palmas de Notícias a prefeita Cinthia Ribeiro orientou à Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Humano (Seplad), para que fizesse o pagamento em folha suplementar, remunerando os dias já trabalhados, ainda que pudesse pagar cumulativamente no mês de março. 

A agência também informa que, equipes da área de gestão de pessoal e folha de pagamento, trabalham na forma de força-tarefa, em dois turnos, inclusive no feriado de Carnaval, para fechar a folha suplementar que contemplará mais de 2 mil servidores, com previsão de pagamento dos salários no dia 10 de março, junto com o auxílio-alimentação.