Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esporte

Foto: Esequias Araujo

Foto: Esequias Araujo

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, juntou-se aos torcedores nessa terça-feira, 28, em Tocantinópolis, na estreia do Tocantinópolis Esporte Clube na Copa do Brasil, contra o América Mineiro. A partida teve início às 19h30, no Estádio Ribeirão, como parte da primeira rodada da competição nacional.

O time mineiro abriu o placar aos 10 minutos, de pênalti, com Wellington Paulista, mas o Tocantinópolis criou várias oportunidades ainda no primeiro tempo até que o jogo foi interrompido por mais de 1 hora por falta de energia elétrica no Estádio Ribeirão, devido às fortes chuvas durante a partida. No segundo tempo, o Tocantinópolis voltou mais ofensivo e não demorou para empatar, com o jogador Chico Bala. 

A partida terminou em 1 a 1, resultado que eliminou o time tocantinense da Copa do Brasil, já que, para seguir à diante na competição, a equipe da casa, na condição de mandante, tinha a obrigação de vencer a partida, segundo o regulamento do torneio. 

O governador Wanderlei Barbosa frisou que o Tocantinópolis fez bonito em casa contra um time da primeira divisão do futebol brasileiro. "O time tocantinense jogou de igual para igual e até mereceu a vitória, diante das oportunidades. Estamos felizes com o que vimos aqui, um time bem dirigido e representando bem o futebol do Tocantins. A presença do Governo é uma forma de incentivar o esporte, além de discutir formas para ajudar os times profissionais da primeira divisão do Estado", destacou o governador.

Wanderlei destacou que o esporte é uma prioridade em sua gestão, por se tratar de uma ferramenta de inclusão e transformação da sociedade. "Criamos a Secretaria dos Esportes porque consideramos essa área um instrumento de transformação da sociedade. Uma gestão que investe no esporte certamente contribui para melhorar a qualidade de vida da população, cria bons hábitos e combate a ociosidade" . 

O prefeito de Tocantinópolis e presidente do clube, Paulo Gomes, também elogiou a postura do time diante de um representante da primeira divisão e agradeceu o apoio do governador Wanderlei Barbosa. "Jogamos de igual para igual. É um orgulho um time tocantinopolino representar o Tocantins na Copa do Brasil. Agradecemos o governador Wanderlei Barbosa que sempre vem nos apoiar e prestigiar o futebol do Tocantins", frisou.

Copa do Brasil e Regulamento

A competição reúne equipes dos 26 estados do Brasil, além do Distrito Federal. Ao todo, 92 times se enfrentam em jogos eliminatórios até que reste apenas um campeão. Além disso, a competição é muito valorizada pelos clubes devido aos prêmios financeiros para cada rodada avançada. A primeira fase da competição é disputada em partida única e empate ou vitória da equipe visitante desclassifica a equipe mandante, que, a equipe da casa só passa à fase seguinte em caso de vitória. A partir da segunda fase os jogos são disputados normalmente em confrontos de ida e volta. 

(Foto: Esequias Araujo)