Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Luiz Henrique Machado

Foto: Luiz Henrique Machado

Um total de 7.978 candidatos se inscreveram para concorrer às vagas de Praça e de Oficial do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins. E a disputa pelas 110 vagas nas duas funções será no próximo domingo, 12, em Palmas.

A realização do Concurso Público do CBMTO foi autorizada pelo governador Wanderlei Barbosa, tendo como contratado para o estudo e execução das provas o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).

Conforme dados do órgão, dos 7.978 candidatos, um total de 1.406 são para a função de Cadete a Oficial. Os inscritos vão concorrer a 10 vagas disponibilizadas pelo Corpo de Bombeiros Militar. São 9 vagas para homens (90%) e uma vaga (10%), será preenchida por mulher.

Do volume, 1.067 são homens na concorrência, enquanto as mulheres perfazem um total de 339 inscritas. Para assumir a vaga, o candidato aprovado precisa ter nível superior.

Para a função de Praça, a exigência é de, no mínimo, nível médio. E a concorrência totaliza 6.572 inscritos para as 100 vagas. Ao todo, os homens terão 90 vagas, enquanto as mulheres terão 10. E elas somam 1.706 inscritas, enquanto os homens são 4.866.

Os locais

Os locais das provas já foram definidos pelo Cebraspe e Corpo de Bombeiros Militar, e o acesso a essas informações são restritas, por questões de segurança, apenas aos candidatos com inscrições homologadas.

Apenas Palmas será a sede da realização do certame, que terá início às 8h. As provas serão objetivas e discursivas para as duas funções, tendo cada candidato o prazo de cinco horas para finalizar e entregar o documento aos fiscais em sala

A parte da manhã ficou reservada para os candidatos à função de Oficial. E na parte da tarde, a partir das 15h, terá início o certame para os que concorrem às vagas de Praça.

A antecedência exigida é de uma hora antes, para que os candidatos estejam nos locais de provas. Todos deverão estar com caneta esferográfica de tinta preta em material transparente, estarem munidos do comprovante de inscrição e do documento de identidade.

Proibições

Aos candidatos é proibido o uso de aparelhos eletrônicos, como: wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e(ou) similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods®, gravadores, pendrive, mp3 player e(ou) similar, relógio de qualquer espécie, alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico, fones de ouvido e(ou) qualquer transmissor, gravador e(ou) receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens, etc.

Além de óculos escuros, protetor auricular, lápis, lapiseira/grafite, marca-texto e(ou) borracha; c) quaisquer acessórios de chapelaria, tais como chapéu, boné, gorro, etc.