Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de maio, a Assembleia Legislativa do Tocantins realizou na manhã dessa quinta-feira, 9, uma sessão solene. Na oportunidade, foram homenageadas cinco mulheres que realizam trabalhos de destaque no Estado, as condecoradas receberam o Diploma Mulher-Cidadã Guilhermina Ribeiro da Silva, conhecida como dona Miúda (1928-2010), precursora do artesanato com Capim Dourado e que viveu no Jalapão.

A deputada estadual e presidente da Comissão de Direitos da Mulher, Vanda Monteiro (União), homenageou a senadora professora Dorinha (União). A parlamentar fez questão de destacar a história na educação e também política da senadora e sua importância no cenário estadual e também nacional. “A professora Dorinha é uma mulher à frente do seu tempo. Nossa senadora aceitou o desafio de lutar pela educação, de lutar pelos direitos das mulheres e de compor a política estadual e agora nacional. Temos somente gratidão por todos os seus feitos, por sua história e por tudo que que já fez e ainda vai fazer pelas mulheres e o povo do Tocantins”, agradeceu Vanda.

(Foto: Jucylene Borba)

Ainda durante seu discurso, Vanda Monteiro lembrou importantes leis de sua autoria e as bandeiras defendidas em prol das mulheres. “São leis na área da saúde, do emprego, renda e também no social. Além disso, defendi e batalhei para a implantação da Delegacia 24 horas da Mulher de Palmas e também pela implantação da Secretaria da Mulher que hoje é uma realidade. Todas essas conquistas melhoram a qualidade de vida das nossas tocantinenses e firmo aqui meu compromisso de continuar trabalhando incansavelmente para garantirmos direitos e mais proteção”, finalizou a deputada.

A sessão solene em homenagem as mulheres foi conduzida pelas deputadas estaduais Vanda Monteiro, Janad Valcari e Cláudia Lelis. Também foram homenageadas a Desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, a Capitã da Polícia Militar do Tocantins, Flávia Roberta, a artesã e trabalhadora rural, Raimunda Nonata Nunes Rodrigues, além da empresária, Vanilda Rodrigues.