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Educação

Um grupo de estudantes do ensino médio do Colégio Militar de Palmas fez um protesto nesta quarta-feira, 14, em frente à Secretaria Estadual da Educação (Seduc) pela revogação do Novo Ensino Médio (NEM). A mobilização organizada pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) é nacional.

Insatisfeitos com a atual política do ensino médio, os estudantes relatam prejuízos ao aprendizado e à preparação para o Enem e vestibulares. “Não estamos tendo aula de redação porque foi substituída pelas trilhas. O problema é que essas trilhas não nos preparam adequadamente. Eu, por exemplo, escolhi a trilha da medicina, mas as aulas não focam no preparo para o curso superior. Estou estudando em casa para entrar na faculdade”, relatou a estudante do 2º ano, Karen Martins.

As trilhas mencionadas pela estudante são as trilhas de aprofundamento dos itinerários formativos – disciplinas que deveriam se aprofundar em áreas específicas do conhecimento. As principais são Ciências da Natureza; Linguagens; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Matemática. Elas são ofertadas a partir dos 2º e 3º anos e são os próprios estudantes que devem optar entre uma ou duas trilhas, a depender da carreira que pretendem futuramente.

Entretanto, os alunos relatam que matérias tradicionais têm sido substituídas pelas trilhas de aprofundamento. “No projeto é muito bom e parece funcionar bem, mas a realidade é que estamos tendo apenas uma aula por semana de disciplinas importantes, principalmente das humanas, como filosofia, sociologia, e até física. Tiraram tudo isso para colocar as trilhas”, é a queixa da estudante Ana Júlia Rocha, do 2º ano.

“Acontece muitas vezes também de faltarem professores para as aulas. Os alunos mais preparados estudam sozinhos e os demais ficam com o tempo totalmente livre enquanto poderiam estar se preparando para a faculdade”, completou Henri Gabriel, do 3º ano.

Os alunos pontuaram ainda que, apesar de estudarem em um colégio militar, não há trilha específica para a carreira na unidade. “Quem quiser seguir carreira militar depois da escola não tem esse preparo e, desde que o Novo Ensino Médio foi instituído a qualidade do ensino no Colégio Militar despencou”, é a queixa da estudante Sofia Benevides, do 3º ano.

O grupo foi recebido pela superintendência de ensino médio da Seduc, que se propôs a ouvir as demandas.

Novo Ensino Médio

Instituído por lei aprovada em 2017, durante o governo de Michel Temer, o NEM adotou um modelo no qual parte das aulas deverá ser comum a todos os estudantes do país, direcionada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Na outra parte da formação, os próprios alunos poderão escolher um itinerário para aprofundar o aprendizado. A oferta de itinerários, entretanto, depende da capacidade das redes de ensino e das escolas.

A implementação ocorre de forma escalonada até 2024. Ela teve início no ano passado pelo 1º ano do ensino médio, mas especialistas discordam da mudança e pedem o retorno às Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio publicadas em 2012.

“O NEM amplia de forma acelerada a desescolarização no Brasil, terceirizando partes da formação escolar para agentes externos ao sistema de educação, como empresas, institutos empresariais, ongs, associações e indivíduos sem qualificação profissional para as atividades letivas. É um desmonte completo da escola pública pois é reducionista e diminui as chances no mercado de trabalho. O aluno de escola particular é formado primordialmente para o vestibular e para assumir as melhores posições no mercado. Nós queremos uma ampla discussão com a sociedade, com entidades sindicais estudantis com comunidade científica para que possamos debater um ensino médio que realmente atenda aos jovens, principalmente aos mais pobres”, explicou Carlos Furtado, secretário executivo da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE ) e secretário geral do Sindicato em Trabalhadores em Educação do Tocantins (Sintet).

O sindicalista destaca que as trilhas de aprofundamento induzem os jovens da escola pública a cursarem itinerários de qualificação profissional de baixa qualidade e ofertados de maneira precária. “O NEM tira do jovem o acesso qualificado ao conhecimento científico, à arte, ao pensamento crítico levando em consideração que os estudantes de escolas públicas são 80% das matrículas do ensino médio do país”, pontuou Furtado.

“É como se a reforma dissesse para o estudante que a faculdade não vale a pena para ele. Houve uma diminuição muito grande das disciplinas da base comum para colocar no lugar as trilhas de aprofundamento. Porém, essas trilhas não são ofertadas utilizando-se conteúdos que os alunos normalmente teriam”, critica a professora Carla Salim.

A professora afirma ainda que as alterações foram feitas aparentemente sem critérios. “Aqui no Tocantins nós temos turmas de 2º e 3º anos trilhando juntas. Na minha trilha de nutrição, por exemplo, tenho alunos de 2º e 3º anos estudando juntos. Isso não faz sentido porque há habilidades que os alunos dos terceiros já adquiriram e dos segundos anos ainda não”.

Precarização

Os profissionais em educação também se queixam da precarização da própria atividade docente, uma vez que as matérias das trilhas de aprofundamento são ministradas por professores que não estão habilitados para isso. “Na área de biológicas, que reúne biologia, química e física, tem ecoturismo, nutrição, energias renováveis e agronegócio. Como é que um professor de física vai dar aula de inseminação artificial, por exemplo?”, questiona Carla.

“A oferta de disciplinas de educação profissional por pessoas sem formação docente e contratadas precariamente para lidar com jovens em ambiente escolar fere a construção de uma formação ampla articulada aos diversos aspectos que envolvem a docência, ao ensino, a aprendizagem, o planejamento pedagógico, a gestão democrática e o diálogo com a comunidade”, avalia Carlos Furtado.

“Só quem vive a rotina da escola pública sabe. As particulares não sofreram esse impacto porque elas escolhem as próprias trilhas e têm material para ensinar. Quem está sofrendo são as públicas”, completou a professora Carla.

Consulta pública

No último dia 10 o Governo Federal abriu consulta pública para avaliação e reestruturação da política nacional de ensino médio. O prazo é de 90 dias e, ao final, o Ministério da Educação (MEC) terá 30 dias para apresentar relatório.

O MEC informa que a consulta será implementada por meio de audiências públicas, oficinas de trabalho, seminários e pesquisas. Mas a comunidade escolar pede a imediata revogação do NEM. “Nós não queremos o Novo Ensino Médio. Enxergamos isso como um desmonte da nossa educação. Nós queremos nossas disciplinas e aulas de volta para nos prepararmos para a faculdade”, reivindicou a estudante do 3º ano, Isadora Beatriz.