Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Lucas Nascimento

Foto: Lucas Nascimento

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, deu posse à desembargadora Angela Issa Haonat como juíza membro substituta da Corte na classe dos desembargadores para o biênio de 2023 a 2025. O ato ocorreu na tarde desta terça-feira (21/3), no gabinete da Presidência.

Ela foi juíza eleitoral titular no TRE-TO em uma das vagas de jurista, nos biênios de 2017/2019 e 2020/2021. “É uma honra tê-la de volta. Enriqueceu nosso TRE-TO com seu conhecimento, com a experiência da ciência do direito e vem trazer mais essa contribuição ao direito eleitoral. É uma honra ter uma pessoa com este currículo aqui. Sucesso!”, disse o desembargador.

Em seu pronunciamento, a desembargadora citou que trata-se de uma “honrosa missão” retornar ao tribunal. “É uma alegria e grande honra voltar quatro anos depois. Sinto que não tenha me afastado pelo carinho que nutro com os demais magistrados, servidores e colaboradores. Sou grata ao tribunal. Muito de minhas conquistas profissionais dedico ao meu período de TRE".

Durante atuação no TRE-TO, foi coordenadora da Comissão de Acessibilidade e também do Projeto + Mulher + Democracia, além de integrar o Projeto Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas.

Manifestações

Compareceram a cerimônia os juízes Ana Paula Brandão Brasil (ouvidora Regional Eleitoral), José Maria Lima, Delícia Feitosa Ferreira Sudbrack e Rodrigo de Meneses dos Santos. O diretor-geral do TRE-TO, José Machado dos Santos, também no ato, realizou os procedimentos legais da posse. “É uma imensa satisfação e orgulho tê-la conosco, pelo seu conhecimento jurídico na prática e na teoria. É um ganho para o nosso tribunal”, afirmou a ouvidora eleitoral.

Já o juiz José Maria Lima destacou ter uma “estima muito grande” pela desembargadora. “Admiro muito pela ponderação e parcimônia em decidir, sua humildade e conhecimento enormes".

A juíza Delícia Feitosa Ferreira Sudbrack fez questão de citar que a conhece há 17 anos. “Foi professora e orientadora. É uma honra para todos nós contar com sua contribuição".

E o juiz Rodrigo de Meneses dos Santos também ressaltou a sua convivência com a magistrada no meio acadêmico. Ele lembrou ter sido professor convidado na UFT (Universidade Federal do Tocantins) e disse ser grato pelos ensinamentos. “Graças muito a isso, estou aqui. Desejo sucesso. A senhora, desembargadora, é merecedora de estar onde está. Será um aprendizado todos os dias, uma honra muito grande.”