Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto) recebeu nessa terça-feira, 21, em sua nova sede, a visita do diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), Cassiano Alves, e de representantes da Superintendência Regional de Goiânia (SUREG-GO): a superintendente, Sheila Soraya Alves Knust, a gerente de Hidrologia e Gestão Territorial, Vivian Athaydes Canello Fernandes, o gerente de Geologia e Recursos Minerais, Jônatas de Sales Macedo Carneiro e o chefe do Núcleo do SGB em Palmas, Marcelo Ferreira da Silva.

A visita teve como objetivo discutir a consolidação do termo de cooperação técnico-científica, com previsão de assinatura oficial na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2023). Além de apresentar os projetos conjuntos, voltados principalmente às áreas de geologia e recursos minerais, que tem o intuito de subsidiar as políticas públicas e fomentar investimentos no setor minerário no Estado.

No encontro, o presidente da Ameto, Mauro Mota, fez uma breve apresentação da trajetória e dos projetos realizados e planejados pela Agência e destacou a parceria entre as duas entidades. “O Serviço geológico do Brasil é um parceiro importantíssimo nosso e, com a assinatura do termo de cooperação, iremos desenvolver, através do mapeamento geológico sistemático e aprofundado, uma a análise detalhada das potencialidades minerárias que o Tocantins possui. Quanto mais dados e informações para identificar depósitos minerais em diversas regiões do Estado tivermos, mais potencial de investimentos alcançamos”, afirmou.

O diretor-presidente, Cassiano Alves, iniciou sua fala parabenizando a Agência por sua atuação. “A Ameto está em um nível de maturidade e eficiência muito grande. É uma instituição que está em pleno desenvolvimento e isso é importante para o ramo da mineração.”. E detalhou as atividades realizadas pelo SGB-CPRM no âmbito nacional e regional. “Estamos com um papel realmente de nos aproximarmos dos Estados e municípios que tutelam uma parte significativa da riqueza mineral no país. Com relação a mineração, nós estamos fazendo um trabalho muito alinhado com o Ministério de Minas e Energia (MME) e com a Agência Nacional de Mineração (ANM) e coloco o Serviço Geológico do Brasil à disposição do Estado do Tocantins””, ressaltou.

Da Ameto, participaram também o diretor de Geologia e Mineração, Otton Nunes Pinheiro, o diretor de Fiscalização e Informação, Gleberton Vargas França, a eerente de Fiscalização e Informação, Luísa de Deus, o gerente de Apoio Técnico, Leonardo Costa e Silva, a Secretária Geral, Pâmela Kuis Torres Resplandes e a analista, Grasyella França.