Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Luciano Ribeiro

Foto: Luciano Ribeiro

Com o intuito de estreitar relações e fortalecer parcerias internacionais, o governador Wanderlei Barbosa recebeu, nesta quinta-feira, 23, em seu gabinete no Palácio Araguaia, em Palmas, o embaixador da Costa Rica no Brasil, Norman Antonio Lizano Ortiz. O encontro na sede do Governo do Tocantins foi mais uma ação diplomática realizada pelo país da América Central, que vem cumprindo uma série de visitas nas unidades federativas brasileiras.

Na oportunidade, Wanderlei Barbosa destacou o quão importante é o intercâmbio entre países latinos, uma vez que o Tocantins tem muito a oferecer e receber, principalmente no que se refere às pautas em turismo, cultura, meio ambiente e economia. “O embaixador está conhecendo o nosso Estado, a nossa cultura e aqui há a oportunidade de ver o nosso ecoturismo, que é muito similar ao da Costa Rica. Norman se interessou em conhecer nossos atrativos turísticos além da nossa capital, o que vemos como algo extremamente positivo, que nos possibilita um interessante intercâmbio”, afirmou o Chefe do Executivo.

Ainda durante a visita, foram debatidas questões do ecoturismo e da preservação ambiental. O embaixador usou o Tocantins como exemplo de equilíbrio entre a produção agrícola e o meio ambiental, vendo possibilidades no Estado para futuros projetos e parcerias, que visam trazer benefícios tanto para o Brasil como para a Costa Rica. “É muito importante conhecer o Tocantins. Um lugar que é exemplo de conservação e tem muito potencial econômico em vários campos, como o agrário e o de pesca, por exemplo. Vejo que aqui a população tem qualidade de vida em outras esferas, como saúde e educação. Dessa forma, analisamos muitas possibilidades de parcerias, principalmente para falar sobre ecoturismo e conservação, que são dois objetivos da política interna e externa do meu país”, expressou o embaixador da Costa Rica, Norman Lizano Ortiz.

(Foto: Luciano Ribeiro)

Para o secretário de Estado do Meio Ambiente, Marcelo Lelis, o Tocantins tem muito a acrescentar ao país latino-americano, principalmente por questões do ecoturismo, uma vez que essa troca de experiências possibilita estudos futuros para realização de parcerias entre os dois países. “A Costa Rica e o Tocantins têm similaridades muito grandes, no que tange ao turismo e ao meio ambiente. E a nossa atividade turística está totalmente ligada à questão ambiental. Conhecer a experiência da Costa Rica será extraordinário para desenvolver tudo que a gente está pensando, seja na área ambiental, seja na área do turismo”, comentou o secretário.

Embaixador Norman Lizano Ortiz

Norman Antonio Lizano Ortiz tem formação em Direito, pela Universidade da Costa Rica; e mestre em Proteção Internacional dos Direitos Humanos pela Universidade de Utrecht, nos Países Baixos. Além disso, é mestre em Economia Política Internacional e Desenvolvimento, pelo Instituto de Estudos Sociais, também nos Países Baixos.

Desde 2019, ele ocupa o cargo de embaixador da Costa Rica no Brasil, tendo antes realizado as funções de presidente da Comissão Costarriquenha de Direito Internacional Humanitário; e assessor embaixador para Desarmamento e Direito Internacional Humanitário; tendo assumido ainda o cargo de ministro conselheiro da Missão Permanente da Costa Rica no Escritório das Nações Unidas em Genebra.

(Foto: Luciano Ribeiro)