Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Aldenes Lima

Foto: Aldenes Lima

O secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva de Santana, recebeu nesta sexta-feira, 24, em seu gabinete, o prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel, acompanhado de representantes da Associação Coração Autista e equipe do Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar (CMAM). O objetivo do encontro foi debater as políticas de atendimento a pacientes autistas.

Na ocasião, o gestor Estadual ouviu as demandas da comissão e destacou as ações da gestão estadual, para a assistência integral do referido público. “Criamos uma superintendência específica para desenvolver políticas públicas e cuidar da população com deficiência em nosso Estado e estamos alinhando a formatação de uma linha de cuidado especial para as pessoas com autismo. Já estivemos conhecendo experiências exitosas fora do Tocantins e pretendemos replicar aqui, pois o atendimento deste público é uma das prioridades do governador Wanderlei Barbosa”, pontuou.

O prefeito Ronivon solicitou à SES-TO, apoio para ampliação dos atendimentos no município. “Temos o Centro de atendimento que atualmente conta com 53 pacientes e seria de grande ajuda, se o Estado fosse nosso parceiro nesta ação. Temos muitas famílias que precisam de acolhimento, seja para o atendimento do paciente ou seja para o suporte aos demais familiares, bem como na oportunidade de permanecerem no mercado de trabalho, dado os cuidados que uma criança, com autismo exige”, afirmou.

Para a solicitação do prefeito, o titular da SES-TO ponderou que “vamos pensar em um termo de cooperação que englobe todos os 12 municípios da Região de Saúde Amor Perfeito, assim fazemos a cobertura de toda a rede daquelas cidades e garantimos que as famílias tenham acolhimento continuado”, disse Afonso Piva.

Segundo o presidente da Coração Autista, Claudioniro de Souza leite, "hoje tivemos esta agenda, buscando melhorias para o nosso atendimento no CEMAN, para que possamos ampliar o atendimento e o reconhecimento do centro no Estado. Saímos com mais esperança para que haja uma pactuação entre municípios e Estado, para que haja mais recursos e mais pessoas atendidas”.

A superintendente da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, Rosa Helena Ambrósio, participou da reunião e enfatizou que “já estamos em fase de execução dos projetos para a implantação de um centro de atendimento aos autistas aqui em Palmas e na elaboração da linha de cuidado que será aplicada em toda rede estadual. O centro da Capital funcionará replicador de conhecimento para as demais unidades e pretendemos buscar apoio das escolas geridas pela Secretaria de Estado da Educação”.