Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em reunião realizada nesta quarta-feira, 29, no auditório do Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen-TO), as equipes técnicas da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO e dos municípios de Araguaína, Gurupi, Palmas, Paraíso e Porto Nacional, os quais possuem os Serviços de Assistência Especializada (SAEs), definiram o início da imunização contra a Monkeypox, para o dia 17 de abril. O público-alvo da vacinação são pacientes com HIV/Aids (com contagem de linfócitos T CD4 inferior a 200 células) e servidores da saúde que lidam com as amostras da doença no Lacen-TO.

"Recebemos os representantes dos SAEs, que possuem em mãos a lista dos pacientes e ser atendidos e eles já se comprometeram a localizar e realizar a imunização destes pacientes em tempo hábil de vida do imunizante, de forma a otimizar o processo e abertura para que novas remessas de vacinas sejam enviadas para o Tocantins. Visto que o órgão federal só nos enviará mais doses, quando utilizarmos as que recebemos e temos oficialmente 77 pessoas que se enquadram com perfil apto”, explicou a Imunização da SES-TO, Diandra Sena.

A técnica complementou que “vale lembrar que o esquema de vacinação de Monkeypox é de duas doses, com quatro semanas de intervalo (28 dias) e recebemos do Ministério, apenas 89 doses, para completarmos o ciclo todo, ou seja, imunizaremos inicialmente 44 pessoas, dentre as especificadas e que sejam homens cisgêneros, travestis e mulheres transexuais”, disse, acrescentando que “a estratégia de localização e condução destes pacientes caberá a cada município que detém o Serviço”.

Sobre a condução da vacinação, a coordenadora de imunização de Porto Nacional, Laila Iracema Barbosa Caviglioni afirmou que “recebemos informações do público a ser contemplado e as instruções gerais para darmos a população. O município de Porto Nacional tem quatro pessoas que se enquadram no perfil a ser vacinado e estamos preparados para iniciar a imunização dia 17, mesmo sendo a maioria de fora da cidade. Teremos tempo de entrar em contato e organizar a vinda dele ao serviço”.

Assim como Porto Nacional, Araguaína se disse apta a seguir o cronograma. “Foi uma reunião esclarecedora sobre o trabalho que vamos desenvolver, que é de prevenção da Monkeypox. Saímos daqui preparados para iniciarmos o cronograma de vacinação na data prevista, de forma que haja o cumprimento da estratégia definida pelo Ministério da Saúde”, afirmou a diretora de Imunização Samila Braga.