Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Clayton Cristus

Foto: Clayton Cristus

A deputada Vanda Monteiro (UB) requereu ao Executivo estadual convênios com diferentes entidades especializadas no tratamento e acompanhamento das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A matéria faz parte da Ordem do Dia aprovada na sessão matutina dessa quarta-feira, 29, no plenário da Assembleia do Estado do Tocantins (Aleto).

A requerente aponta que os convênios levarão melhores condições de vida às pessoas portadoras do transtorno. “O acompanhamento médico e tratamento levam a pessoa com autismo a aprender e se desenvolver, adquirir novas habilidades e se integrar à sociedade”, esclareceu a parlamentar.

Em outro requerimento, Vanda solicitou ao Governo a promoção de campanhas em veículos institucionais e canais de TV e rádio do Tocantins para conscientização sobre os cuidados e efeitos do mesmo transtorno. Noutra frente, Leo Barbosa (Republicanos) teve aval para a realização de Sessão Solene em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

TEA

O TEA é uma síndrome que se caracteriza por desordens no desenvolvimento do cérebro, afetando a comunicação social, imaginação e comportamentos repetitivos, principalmente. Até hoje, ainda não se sabe a causa, porém, vários estudos apontam para um valor genético importante.

Existem vários tipos de tratamento, de acordo com o nível e a necessidade de cada autista. O tratamento básico costuma envolver fonoaudióloga, psicóloga, terapeuta comportamental e terapeuta ocupacional. A maior parte das terapias é baseada na análise do comportamento, que apresenta mais resultados e tem maior comprovação científica.

Outras matérias

O deputado Aldair da Costa, o Gipão, (PL), entre outras outros temas, teve aval dos demais parlamentares na reivindicação sobre a recuperação da TO-010, no trecho entres os municípios de Ananás a Riachinho, e ao trevo da BR-153 até Xambioá.

Luciano Oliveira (PSD) pede manutenção e cascalhamento da rodovia TO-442, no segmento ligando Caseara a Araguacema.

Também visando melhorias nas estradas, o presidente da Aleto, Amélio Cayres (Republicanos), pediu ao Governo recuperação da TO-403, entre Sampaio e Carrasco Bonito, na região do Bico do Papagaio.

Já a deputada Cláudia Lelis (PV) cobrou o asfaltamento da TO-040, dentre Almas a Pindorama e Vilmar de Oliveira (SD), da estrada que liga Pindorama a Natividade, todas no Sudeste do Estado.

Eduardo Fortes (PSD) mira a implantação de unidade do Ruraltins na cidade de Talismã. A deputada Professora Janad Valcari (PL) demandou a criação do mesmo órgão técnico no município de Oliveira de Fátima.

O parlamentar Wiston Gomes (PSD) defendeu que a Secretaria de Educação (Seduc) crie a disciplina de Computação e Informática Básica no ensino fundamental II, no Estado.

Demais autores com matérias aprovadas na mesma Ordem do Dia foram Moisemar Marinho (PSB), Professor Júnior Geo (PSC), Nilton Franco (Republicanos), Jair Farias (UB) e Ivory de Lira (PCdoB).