Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A capital do Tocantins, Palmas, ocupa o 3º na posição no ranking da Cultura Empreendedora no Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) em 2023, dados foram divulgados pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O ICE é uma ferramenta que mede o ambiente de negócios em municípios brasileiros e tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento de políticas públicas para fomentar o empreendedorismo.

Com um crescimento de 46 posições em relação ao último índice divulgado, Palmas agora ocupa a 3ª posição no ranking geral, avançando também em outros aspectos avaliados pela pesquisa.

A Análise do Enap da Cultura Empreendedora foi examinado por meio de dois resolutivos: Iniciativa e Instituições. A primeira sub-determinante envolveu três termos de busca no Google Trends: Empreendedora, Empreendedorismo e MEI (Microempreendedor Individual). Por sua vez, a análise do segundo sub-determinante baseou-se em quatro termos de busca que se relacionam ao envolvimento nas principais instituições de apoio ao empreendedorismo: Sebrae, Franquia, Simples Nacional e Senac.

A cidade de Palmas também apresentou um grande avanço no Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), saindo da 41ª posição para a 15ª posição no ranking geral. Como parte de seus esforços para apoiar os empreendedores locais, a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Tocantins (Faciet) tem sido uma importante aliada dos empreendedores do Estado, contribuindo significativamente para o desenvolvimento dos negócios locais.

O presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Tocantins (Faciet), Fabiano do Vale, comemorou o resultado e destacou a importância do empreendedorismo para a cidade. "O resultado do ICE é um reflexo dos esforços que temos feito para criar um ambiente favorável ao empreendedorismo em nossa cidade. Sabemos da importância dos pequenos negócios para a economia local e estamos trabalhando para estimular o empreendedorismo e a inovação", afirmou o presidente.

A pesquisa avalia 55 indicadores em 10 dimensões: instituições, ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, educação, capital humano, inovação, acesso a financiamento, sustentabilidade fiscal e cultura empreendedora. O ICE foi criado em 2014 e é atualizado a cada dois anos. A edição mais recente avaliou 100 municípios brasileiros.