Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Luiz de Castro

Foto: Luiz de Castro

A Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO) realizou nesta sexta-feira, 31, a 17ª reunião do Fundo de Modernização da Polícia Civil (Fumpol). A reunião realizada na sede da pasta e presidida pelo titular, Wlademir Costa, teve o objetivo de deliberar a destinação de recursos do fundo para a melhoria dos trabalhos da Polícia Civil do Estado.

Seguindo o Plano Anual de Destinação de Recursos previamente aprovado em 2022 para o ano de 2023, ficou definido que os recursos serão divididos 36% para Escola Superior de Polícia (Espol), 32% para a Delegacia Geral da Polícia Civil (DGPC-TO) e 32% para a Superintendência de Polícia Científica (SPC).

Entre os projetos sugeridos e aprovados estão os cursos de Investigação de Homicídios e de Noções Básicas de Investigação de Crimes Cibernéticos, bem como a continuidade do projeto Integra PC e aquisição de 271 pistolas modelo TS9. Os valores excedentes serão utilizados para outros cursos de qualificação.

Na ocasião também foi discutida a proposta de decreto para regulamentar a destinação de bens, direitos e valores oriundos de ilícitos penais relacionados aos crimes de lavagem de capital. O objetivo do decreto é reverter os valores para a Segurança Pública combater o crime no Tocantins. Ficou decidido que os conselheiros terão prazo de cinco dias para apresentarem sugestões para que a proposta seja editada e posteriormente encaminhada ao governador Wanderlei Barbosa.

O secretário Wlademir Costa avaliou a reunião como proveitosa e destacou a importância do Fumpol para a estruturação da Polícia Civil. “A reunião foi muito produtiva. Estamos todos empenhados em estruturar a nossa Polícia Civil, inclusive, buscando a aquisição de novas armas já pensando na realização do concurso no ano que vem. Por meio do Fumpol, estamos conseguindo melhorar ainda mais o trabalho de excelência da Polícia Civil”, destacou.

Fumpol

O Fumpol tem como finalidade promover, em caráter complementar, recursos financeiros destinados à modernização, ao reaparelhamento, à manutenção, à qualidade e execução de serviços da Polícia Civil, incluindo a aquisição de bens de consumo, destinação de valores para investimentos na obtenção de armamento, coletes, bem como outros insumos e equipamentos destinados a equipar e modernizar a Polícia Civil a Polícia Científica.