Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Para incentivar as mulheres ao caminho do empreendedorismo, o Sebrae Tocantins e a Secretaria Estadual da Mulher realizam até a próxima quinta-feira, 6, nos municípios de Palmas, Araguaína, Porto Nacional e Paraíso, a capacitação "Páscoa Empreendedora". Durante a iniciativa serão aplicadas 12 oficinas de fabricação de bombons e ovos de páscoa artesanais.

A ação faz parte do projeto Força Mulher, uma realização do Sebrae e da Secretaria da Mulher do Tocantins com os governos municipais e lideranças comunitárias.

De acordo com o superintendente do Sebrae, Rérison Antônio Castro, em torno de 240 mulheres serão atendidas e receberão os kits contendo insumos e embalagens para iniciar sua primeira produção empreendedora, abrindo caminhos para gerar renda. Ele destacou que Araguaína e Paraíso receberão duas turmas, Porto Nacional receberá 1 turma e Palmas, sete turmas, sendo uma para cada Centro de Referência e Atendimento Social - CRAS.

“A ideia é promover a inclusão produtiva e econômica de mulheres. Aproveitamos a data comemorativa para movimentar a economia e incentivar as mulheres a gerirem seus próprios negócios”, disse o superintendente.

De acordo com a secretária estadual da Mulher, Berenice Barbosa, a realização das oficinas temáticas "Páscoa Empreendedora" é apenas o primeiro passo de uma parceria de sucesso entre o Governo e o Sebrae. “A mulher precisa ter autoestima forte para vencer todas as dificuldades impostas por séculos de uma cultura opressora. O início dessa conquista passa pelo poder do conhecimento. As oficinas gerarão aprendizado e abrirão espaço para que elas tenham renda e independência financeira”, pontuou.

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, enfatizou que a "Páscoa Empreendedora" faz parte de uma estratégia para garantir às mulheres de Palmas e Taquaruçu oportunidades de empreender. “Essa é uma alternativa para que elas trabalhem em suas casas, próximas de suas famílias.  Com a técnica das boas práticas de manipulação dos chocolates, o caminho para a aprendizagem inovadora na área de alimentação está aberto  e a sustentabilidade de seu empreendimento também”, reforça.

Força Mulher

O projeto Força Mulher tem como objetivo a inclusão produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade, por meio do empreendedorismo. A metodologia utilizada no atendimento às participantes foi desenvolvida pelo Sebrae Tocantins em 2021. A partir da criação, o projeto, que já atendeu mais de 2.000 mulheres, vem se aprimorando e conquistando várias parcerias estratégicas para ampliar cada vez mais o número de mulheres atendidas.