A Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas/TO) marcará presença em três eventos técnicos em abril, um no Paraná e dois em Santa Catarina. Em Toledo, Oeste paranaense, acontece de 11 a 13 de abril o Inovameat, voltado às cadeias produtivas de proteína animal. Entre 10 e 14 de abril, em Florianópolis, capital catarinense, é a vez da décima edição do Congresso Brasileiro de Aquicultura e Biologia Aquática, o Aquaciência. E de 17 a 20 de abril, acontece, também na capital catarinense, reunião técnica do projeto Aquavitae.
No Inovameat, há uma parte da programação mais voltada à apresentação e à discussão de potenciais parcerias. Diferentes instituições, e a Embrapa é uma delas, têm seus respectivos momentos na Arena Sebrae. No dia 12, das 10h às 12h, é o momento do Embrapa Conecta, quando serão apresentados diferentes resultados e possibilidades de parcerias.
O chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Pesca e Aquicultura, Roberto Flores, vai abrir essa programação com uma apresentação institucional de toda a empresa. Na sequência, a chefe-adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Pesca e Aquicultura Lícia Lundsted abordará o BRS Aqua, principal projeto da empresa em aquicultura e que vem gerando resultados para a cadeia produtiva.
A pesquisadora Élen Naléria, da Embrapa Pecuária Sul (Bagé-RS), vai falar sobre produtos cárneos ovinos. Logo depois, a pesquisadora da Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza/CE) Ana Iraidy Brígida vai tratar de agregação de valor a resíduos e a coprodutos do pescado. Mesmo tema a ser abordado por Angela Furtado, pesquisadora da Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro/RJ).
Após as apresentações técnicas com resultados, haverá bate papo, moderado por Roberto. Esse é o principal momento da construção de novas parcerias e do fortalecimento das já existentes. Hora de ver como as diferentes empresas e instituições, privadas ou públicas, podem se unir para fortalecer o desenvolvimento da aquicultura brasileira.
Além do Embrapa Conecta, a Embrapa Pesca e Aquicultura estará presente no Inovameat com duas outras participações. O pesquisador Giovanni Moro é o instrutor do minicurso “Piscicultura: manejo e qualidade de água” – no dia 12, das 10 às 12h. No dia seguinte, das 13h30 às 14h30, o pesquisador Eduardo Varela dará palestra sobre "Edição genômica em tilápia”.
O Inovameat é uma realização conjunta do Sindicato Rural de Toledo e da Associação Comercial e Empresarial da cidade. O público esperado é formado por produtores rurais, indústria de processamento, distribuidores, instituições de pesquisa, lideranças do setor de proteína animal, entre outros. A proposta é discutir os vários elos da cadeia produtiva, buscando sempre focar nas principais inovações de cada um.
Aquaciência
A cada dois anos, a Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática (Aquabio) promove um congresso nacional. Neste ano, será em Florianópolis de 10 a 14 de abril. É a décima edição do congresso, considerado o principal evento científico do país nas duas áreas.
A Embrapa Pesca e Aquicultura estará presente de diversas maneiras. A pesquisadora Adriana Lima faz palestra na tarde de terça-feira, 11 de abril, durante sessão técnica sobre reprodução e larvicultura de organismos aquáticos. Ela vai focar nos avanços na reprodução e na larvicultura do pirarucu.
Na manhã de quarta-feira, 12 de abril, a chefe-geral da Embrapa Pesca e Aquicultura Danielle de Bem Luiz aborda, também em palestra, a gestão estratégica de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na Embrapa.
Outra palestrante é Fernanda O’Sullivan, pesquisadora da Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus-AM) que desenvolve seus trabalhos na Embrapa Pesca e Aquicultura. Ela vai falar sobre edição genômica em peixes de aquicultura: o exemplo do salmão, dentro da sessão técnica com o tema biotecnologia e genética, marcada para a tarde de quarta-feira.
Além das palestras, a participação da Embrapa Pesca e Aquicultura no Aquaciência será mediando sessões técnicas e participando de apresentações por meio de pôster ou orais, como autores e mediadores. Também estarão no evento os pesquisadores Luiz Eduardo Lima de Freitas, Luciana Ganeco e Lucas Torati e a analista de Pesquisa Marta Ummus.
Aquavitae
E entre os dias 17 e 20, a Embrapa Pesca e Aquicultura vai participar de reunião anual do projeto Aquavitae, que vem trabalhando com novos espécies, processos e produtos nas cadeias produtivas de valor da aquicultura em países ao redor do Oceano Atlântico.
A reunião será em Florianópolis e, na programação, estão discussões técnicas entre os chamados workpackages (estruturas em que o projeto está organizado), lançamento de curso on-line que tem contribuição da Embrapa em módulo sobre produção sustentável de peixes amazônicos, lançamento do Jogo Aquavitae, que aborda questões gerais a respeito de espécies de nível trófico baixo, e assuntos administrativos.
Da Embrapa Pesca e Aquicultura, estarão na reunião os pesquisadores Lucas Torati, Manoel Pedroza e Andrea Muñoz. O Aquavitae vai até novembro deste ano e é financiado pelo Horizon 2020, programa da União Europeia. Quatro Unidades da Embrapa participam: Pesca e Aquicultura; Amazônia Ocidental; Tabuleiros Costeiros (Aracaju-SE); e Meio-Norte (Teresina/PI). Além da Embrapa, outras instituições brasileiras compõem o projeto e também instituições de países europeus e da África do Sul.