Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

A partir dessa quarta-feira, 26, todos os araguainenses com 18 anos ou mais, que já receberam duas ou mais doses de vacinas contra a covid-19, poderão receber o reforço da Pfizer bivalente. A vacinação estará disponível em 18 UBS (unidades básicas de saúde) do Município.
Mais potente, esse imunizante possui atualizações contra novas variantes da doença, como Ômicron e suas subvariantes.

Conforme a coordenadora de Imunização da Secretaria da Saúde de Araguaína, Samilla Braga, o Município recebeu 13 mil doses da vacina Pfizer bivalente. Caso todas sejam utilizadas, a Saúde do Governo do Estado deverá enviar mais.

Essa vacina já estava sendo aplicada nos maiores de 60 anos e nas pessoas com mais de 12 anos com comorbidade. Agora, seguindo recomendação recebida do Ministério da Saúde, o imunizante poderá ser aplicado em quem já tomou ao menos as duas primeiras doses das vacinas monovalentes, sendo a última delas aplicada há quatro meses ou mais.

Para receber a vacinação, a pessoa deve apresentar o CPF, cartão de vacinação. "É importante que quem for se vacinar leve o cartão de vacina e aproveite a oportunidade para ficar em dia com as outras campanhas de vacinação”, destacou Samilla.

Vacinação bivalente

A vacina bivalente funciona como dose de reforço e faz parte da segunda geração de imunizantes contra a Covid-19. A vacina protege contra a variante original do vírus e contra cepas que surgiram posteriormente.

Onde vacinar

As vacinas estarão disponíveis em 18 UBS (Unidade Básica de Saúde) da cidade, de segunda a sexta-feira. As unidades Araguaína Sul, José Rezende (Alto Bonito), Bairro de Fátima, Doutora Esmeralda Medrado (que também anexou provisoriamente a UBS JK, na Vila Azul) funcionam das 7 horas às 19 horas. Já as demais UBS atendem das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

Balanço

De acordo com dados da Secretaria da Saúde de Araguaína, até agora foram aplicadas 332.489 doses de vacina contra a covid-19. Desse total, 73.163 são doses de reforço.