Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Marcio Flores

Foto: Marcio Flores

O secretário da Educação, Fábio Vaz, participou na manhã desta quarta-feira, 26, de uma roda de conversa com prefeitos e secretários municipais de educação promovida pela União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime).

O encontro teve o objetivo de esclarecer sobre o regime de colaboração entre estado e municípios, sobre o ICMS Educacional e o eixo do Programa de Fortalecimento da Educação (Profe), que se refere a parceria com os municípios. Durante o lançamento do Profe, prefeitos assinaram o protocolo de adesão, que prevê a oferta de formação pedagógica, de ações relacionadas com o socioemocional, assessoria técnica, monitoramento da execução das metas e oferecimento materiais didáticos.

O secretário Fábio Vaz afirmou que esse regime de colaboração é fundamental para que o estado do Tocantins possa alcançar uma educação de resultados. “Nós queremos ser parceiros porque entendemos que a educação é uma só, somos um território, e vamos trabalhar coletivamente para atingirmos as nossas metas”, ressaltou.

A presidente da Undime, Francinete Ribeiro Ferreira Fonseca, explicou que era um momento importante para esclarecimentos. “O objetivo é alinhar o nosso trabalho e conhecer mais sobre o Profe. E compreendermos que o ICMS educacional é uma lei federal e temos que estar cientes das condicionalidades, que ressalto, estão no Plano Estadual de Educação, para podemos focar no trabalho realizado nos municípios. Nesse momento, os prefeitos precisam entender que o seu maior parceiro é o secretário da Educação e esse trabalho dever ser prioridade”, explicou Francinete.

A secretária de Educação municipal de Itapiratins, Maria de Jesus Barbosa, frisou que saiu da apresentação do Profe satisfeita com a proposta do programa. “Compreendo que todos os prefeitos devem abraçar a educação como uma causa prioritária. No nosso município desenvolvemos atividades relacionadas à educação com muita tranquilidade, com todos os setores funcionando”, contou.