Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Ademir dos Anjos

Foto: Ademir dos Anjos

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, recebeu nesta sexta-feira, 28, em Pium, os governadores de Mato Grosso, Mauro Mendes, e de Goiás, Ronaldo Caiado, para juntos acompanharem as ações da Operação Canguçu, que atua na captura de criminosos que aterrorizaram a cidade de Confresa (MT). Durante o encontro, os governadores reforçaram a parceria de união das forças de segurança entre todos os estados envolvidos, incluindo apoio das forças policiais dos estados do Pará e de Minas Gerais.

A tentativa de roubo ocorreu no início de abril, em Mato Grosso. Após a ação frustrada, a quadrilha adentrou em solo tocantinense pela região da Ilha do Bananal. 

Até então, oito suspeitos já foram mortos em confronto e dois estão presos.

PM do Tocantins confirma morte de mais quatro suspeitos de participar de ataque em Confresa; cerco continua 

O governador Wanderlei Barbosa reforçou a importância da parceria e garantiu estar aberto ao que for preciso, colocando o quantitativo de policiais que for necessário para conter os criminosos. “Quero agradecer tanto ao governador Mauro Mendes, quanto ao governador de Goiás, Ronaldo Caiado, o Helder Barbalho, do Pará, Romeu Zema, de Minas Gerais, que enviaram homens. Aqui há uma força tarefa com o esforço de todas as nossas frentes de segurança. Da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Inteligência, todos mandaram reforços para colaborar com essa ação. A área aqui é de difícil acesso, mas estamos entrando e tendo resultados.”, afirmou o governador.

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, ressaltou que a união se faz necessária para a segurança da população e que confia no Governo do Tocantins para a execução da operação. “Com a união dos estados e das forças de segurança, nós estamos dando uma demonstração clara de que bandido nenhum vai criar nessa região do país. Vamos ficar aqui quantos dias forem necessários”, disse. 

(Foto: Ademir dos Anjos)

Visita nas barreiras

Foi montado um esquema especial de segurança nas fronteiras entre os estados, com o objetivo de evitar a passagem dos suspeitos e capturá-los em caso de tentativa de fuga. Durante a tarde desta sexta-feira, 28, os três governadores estiveram nas localidades do Tocantins, onde o forte esquema de segurança está montado. 

“O nosso policiamento está de parabéns”, reforçou o governador Wanderlei Barbosa, que destacou, ainda, que as barreiras estão com atuação contínua e ininterrupta nos locais próximos onde o crime aconteceu. “Os nossos homens não vão sair do local até que todos os criminosos sejam detidos”, finalizou. 

Segundo o secretário de Segurança Pública do Tocantins, Wladimir Mota Oliveira, a união de forças entre os estados é fundamental para o combate ao crime organizado. “De forma integrada, buscamos junto às demais forças do nosso Estado e dos demais entes da federação, unir esforços para um combate efetivo da criminalidade. A exemplo da Operação Canguçu, na qual recebemos forças policiais de outros estados e estamos apoiando no que é necessário. Essa parceria firmada hoje vem corroborar com a política de segurança pública, a qual acreditamos, com forças integradas em prol da promoção de uma cultura de paz ", afirmou.

O comandante-geral da PM no Tocantins, coronel Márcio Antônio Barbosa, também reforçou que os resultados expressivos da Operação Canguçu refletem a ação conjunta das forças de segurança do Tocantins, Mato Grosso, Goiás, Pará e Minas Gerais. “São 350 policiais militares empregados na captura do bando que tentou assaltar a base de valores em Confresa. A operação está ocorrendo com integração de cinco estados. Continuaremos as ações em busca dos criminosos que continuam homiziados nas matas. Muito orgulho da nossa polícia e dos nossos policiais”, destacou.

Operação Canguçu

A operação conta com 350 homens, que estão distribuídos em cidades do Tocantins e Mato Grosso. As buscas são feitas com a ajuda de cinco aeronaves enviadas por outros estados, barcos, drone e cães. 

Desde o dia 10 de abril, as forças policiais de vários estados seguem a busca pelos assaltantes que fugiram pelos rios Araguaia e Javaés, no Tocantins, e estariam escondidos zona rural dos municípios de Pium, Marianópolis, Araguacema, Caseara e também na Ilha do Bananal.  As barreiras policiais estão nas localidades estratégicas, no qual as abordagens de veículos são feitas de forma ininterrupta. (Secom/TO)

  (Foto: Ademir dos Anjos)