Para quem gosta de filmes e documentários com temáticas regionais, o CineSesc do mês de maio traz obras regionais na programação da Mostra de Cinema Tocantinense, com histórias sobre a força da mulher, aventura, mistérios, discussões atuais e comédia.
Os filmes da Mostra de Cinema Tocantinense mostram produções que foram realizadas desde o início da constituição do mais novo estado do país até as recentes obras feitas a partir da Lei Aldir Blanc, demonstrando toda a força, capacidade e potência do cinema tocantinense.
O CineSesc acontecerá nas cidades de Palmas e Araguaína todas as quintas-feiras do mês maio, às 19h. Não fique fora dessa! Chame a família e amigos para curtir essa super programação gratuita e assistir as melhores produções cinematográficas do Tocantins.
04/05
Caminho das Onças
Documentário / 1997
Direção: Sérgio Sanz
Idioma: Português
Classificação Indicativa: Livre
O documentário mostra a trajetória do engenheiro Bernardo Sayão, responsável pela construção da Rodovia Belém Brasília, criticada pela elite de Belém e do Sul do Brasil. A obra destaca os equívocos do processo de ocupação da região, narrando de forma dramática a morte de Sayão.
Fuga
Documentário / 2022
Direção: André Nascimento
Idioma: Português
Classificação Indicativa: 16 anos
Marcus será batizado no mundo do crime com um roubo milimetricamente planejado, mas uma traição colocará tudo a perder e essa fuga vai impactar a vida de todos que cruzarem esse caminho.
11/05
Diário de Ana
Documentário / 2022
Direção: Nival Correia
Idioma: Português
Classificação Indicativa: 12 anos
A obra de Nival Correia, onde relata a história de jovens brasileiros que tiveram a vida interrompida pelo suicídio, tendo como personagem principal Dáleti Jeovana, uma jovem negra, ativista e acadêmica do curso de Jornalismo que faleceu vítima de suicídio no dia 22 de outubro de 2017. O documentário não discorre sobre a morte, mas sim sobre a vida e seus desafios.
18/05
O Mistério do Globo Ocular
Documentário / 2022
Direção: Whebert Araújo
Idioma: Português
Classificação Indicativa: classificação livre
Nos anos de 2005 e 2007 uma doença desconhecida causou cegueira em 275 moradores de Araguatins. Em todos os casos, os sintomas apenas se manifestaram após o contato com as águas poluídas do rio Araguaia. O documentário investiga este caso e mostra como a comunidade às margens do rio lida com a situação, com sofrimento e com o medo, indo em busca do curandeirismo.
25/05
Entoadas, para que Outras Sigam no Mesmo Tom
Documentário / 2021
Direção: Luciana Pettenon
Idioma: Português
Classificação Indicativa: classificação livre
O documentário traz relatos de mulheres no panorama do mercado musical do Norte do Brasil, expõe a predominante presença masculina e a difícil abertura para o ingresso e formação de mulheres nos palcos. A obra mostra a resiliência e união em busca pelo fortalecimento e democratização das artes e linguagens por meio da equidade de gênero.
Apoio Cultural
Documentário / 2017
Direção: Juliane Almeida
Idioma: Português
Classificação Indicativa: classificação livre
A obra conta sobre a cidade de Pouso Raso que lança, pela 1ª vez, uma chamada pública às artes, o edital "Cultura e Amenidades". Os técnicos da Secretaria de Comércio, Turismo, Meio Ambiente, Esportes, Juventude, Praças e Cultura (SECTMEJUPECU) recebem mais propostas que o imaginado. Então, criam um dia de audições para resolver a disputa pelo prêmio único de Apoio Cultural.