Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) deu início nessa quarta-feira, 3, ao mutirão de consultas especializadas do Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG). A ação pretende beneficiar mais de 200 pacientes que vivem na região Bico do Papagaio e que aguardam por consultas nas áreas de cirurgia geral clínica e cirúrgica. Mais de 60 pacientes foram beneficiados no primeiro dia de atendimento e estão previstos mais 80 para esta quinta-feira, 4.

O objetivo da ação é reduzir a demanda reprimida que alguns pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) tocantinense. "Todo o apoio ofertado por meio do Governo do Tocantins está possibilitando movimentar a nossa força de trabalho e aumentar o serviço ofertado aos nossos usuários. É importante citar que o nosso maior objetivo como Unidade Hospitalar é humanizar os serviços ofertados, diminuindo assim a fila de espera e agravos que muitos pacientes esperam, oferecendo a eles um atendimento dentro da sua região com saúde e segurança pelo Sistema Único de Saúde (SUS) tocantinense”, afirmou a diretora geral do HRAUG, Cristiane Uchoa.

“A iniciativa da SES e toda equipe do HRAUG na realização deste mutirão para os pacientes dos 24 municípios da Região do Bico do Papagaio é um cuidado especial para todos os usuários que há anos esperam por esse atendimento e procedimento cirúrgico”, comentou a Coordenadora do Ambulatório de Especialidades Médicas (AME) do HRAUG, Maria de Fátima Gomes.

“Vivo desde 2021 atrás desses exames para a realização da cirurgia de hérnia e poder estar aqui é garantir que dará tudo certo! Eu acho importante demais esse atendimento, porque nós somos pobres e não temos condições de fazer a cirurgia e com esse atendimento fica cada vez mais perto”, relatou o morador de Esperantina, Helio Pereira, de 58 anos.

Mutirão

As próximas consultas do mutirão acontecem no 24 de maio, quando serão disponibilizados mais 80 atendimentos. Todos os pacientes que se enquadram como público-alvo da ação devem procurar antecipadamente a central de regulação do seu município, para saber o dia e horário agendado para a realização do procedimento.