Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Amanda Oliveira

Foto: Amanda Oliveira

Com a proposta de traçar estratégias voltadas para o fortalecimento da agricultura familiar, por meio do desenvolvimento de cadeias produtivas prioritárias no Estado, o Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins, vem promovendo oficinas para apresentação do Plano de Assistência Técnica e Extensão Rural do Tocantins. Nessa quinta-feira, 4, extensionistas de doze municípios da Delegacia Regional de Apoio do Ruraltins de Colinas do Tocantins e estudantes do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Estado do Tocantins (IFTO) participaram do encontro, reunindo mais de cem pessoas no auditório do IFTO.

Apresentadas pelo técnico do Núcleo de Planejamento Estratégico (NPE), José Carlos Moraes, e a participação dos gestores, Washington Ayres presidente da Pasta; Almir Amaral vice-presidente; o diretor de Ater, Kin Gomides; e o diretor de empreendedorismo rural Joaquim Urcino, as oficinas são para ouvir, esclarecer as demandas da equipe e traçar estratégias, com a definição de duas cadeias produtivas prioritárias dentro do perfil de cada regional, como também a aptidão do produtor rural assistido.

Para a zootecnista do Ruraltins, Lilia Alves da Cruz Dias, de Colinas, a definição das cadeias Produtivas na oficina é importante para alinhar os trabalhos desenvolvidos nos escritórios locais.

“Nós temos um trabalho forte nas cadeias de mandioca, olericultura e a bovinocultura, são as principais cadeias que se identificam na região, avicultura existe, mas ainda é pouco expressiva, porém a demanda é alta, e necessita de crescimento," detalhou a técnica Lilia.

Já o médico veterinário do Ruraltins de Itapiratins diz que a cadeia produtiva relevante para o município de Itapiratins é a cadeia leiteira, que já existe produtor com toda aptidão para produção de leite, inclusive o beneficiamento, transformando o leite em iogurte, e que vem sendo utilizado no programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE) e na compra direta do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). "O objetivo é melhorar cada dia mais a renda deles. Essa oficina permite que a gente possa ver quais são os pontos que podemos melhorar dentro do nosso município”, disse o médico veterinário Pericleon.

O presidente Washington Ayres reforça sobre a designação do governador Wanderlei Barbosa em fortalecer a agricultura familiar por meio da identificação das cadeias produtivas que se destacam e tendem a crescer no Estado.

“A designação e o estabelecimento de cadeias produtivas, o Ater Tocantins traz essa missão de definir as cadeias produtivas prioritárias por região, e estabelecer metas de famílias da agricultura familiar, atendidas por cada técnico, que tudo isso resume na produção e na comercialização de produtos”, detalhou Washington.

No total serão oito oficinas, sendo que já ocorreram nas regionais de Paraíso do Tocantins, Araguatins e Araguaína e Miracema. Na próxima semana ocorrerá em Porto Nacional, Gurupi e Taguatinga.

Conforme o levantamento e apresentação do Núcleo, as cadeias produtivas prioritárias no Estado são: Apicultura e Meliponicultura, Mandiocultura, Avicultura Caipira, Fruticultura, Bovinocultura de Corte e de Leite, Piscicultura e Horticultura.  Na proposta das oficinas, em conjunto com os técnicos, estão sendo definidas duas cadeias prioritárias e atendimentos de no mínimo dez produtores.