Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Luciana Barros

Foto: Luciana Barros

O Hospital Geral de Palmas (HGP) é um dos quatro hospitais do Brasil selecionados para participar do projeto ‘Reabilitação da Síndrome Pós - Cuidados Intensivos’, uma iniciativa do Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) e desenvolvida em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz. O projeto agora entra na segunda fase e foca na unidade do acidente Vascular Cerebral (AVC), ala de neurologia e o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD). 

A enfermeira do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Cláudia Rocha, ressaltou "nesta visita de monitoramento nós realizamos a avaliação como está sendo o preenchimento e acompanhamento do projeto. Identificamos neste processo se tem algo que necessita melhorar ou não. O Hospital Geral de Palmas está indo muito bem. Com respostas de todos os processos e obteve melhorias nos rounds principalmente da enfermaria. Com boa participação da equipe multiprofissional do hospital que trouxe uma sugestão de como passar os rounds e achei excelente a forma de explanar e vamos realizar mudança para os próximos rounds”, afirmou.

“O Serviço de Atenção Domiciliar vai começar a implantar dentro do HGP a reunião de monitoramento para fazer a busca ativa e explanar para equipe o que é serviço para nós termos uma desospitalização segura do paciente. Estamos muito felizes com o resultado e com certeza já temos um paciente que saiu daqui e passou pela unidade do AVC, pela enfermaria e agora está sendo acompanhado pelo SAD. Temos uma satisfação enorme de estar trabalhando com a equipe e os resultados serão maravilhosos para a próxima fase, que será a finalização do projeto”, acrescentou Cláudia Rocha.

O responsável pelo Escritório da Qualidade, do HGP, Pedro Carvalho explanou que “estamos recebendo e acompanhando de perto a consultoria no intuito de oferecer melhorias em prol dos pacientes internados na Unidade do AVC, que passam também pela internação da Neurologia e posteriormente vão para o Serviço de Atenção Domiciliar, do Programa Melhor em Casa. As principais vantagens deste projeto é a redução do tempo de internação e a alta médica segura para o usuário. O projeto também visa dar suporte a capacitar profissionais da Unidade do AVC e também auxiliar na melhoria da assistência direta aos pacientes”, afirmou.