Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Estado do Tocantins tem plano de ação aprovado pelo Ministério da Saúde, para realização de cirurgias eletivas

Estado do Tocantins tem plano de ação aprovado pelo Ministério da Saúde, para realização de cirurgias eletivas Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Estado do Tocantins tem plano de ação aprovado pelo Ministério da Saúde, para realização de cirurgias eletivas Estado do Tocantins tem plano de ação aprovado pelo Ministério da Saúde, para realização de cirurgias eletivas

O Ministério da Saúde divulgou a lista dos Estados que tiveram os planos de ação aprovados, para receberem os recursos do Programa Nacional de Redução de Filas, lançado pelo Governo Federal, em janeiro deste ano. O Tocantins está entre os contemplados e deverá receber R$ 4.521.041,04, para realizar mais de quatro mil procedimentos cirúrgicos, como colecistectomia, hernioplastias, histerectomias, miomectomias, laqueadura, vasectomias, colpoperineoplastias e outras.

Segundo o MS, em todo o País são mais de 680 mil pessoas à espera de um procedimento eletivo e para ajudar a reduzir o tempo de espera, serão investidos pelo Governo Federal, R0 milhões. Ainda segundo levantamento do MS a fila de cirurgia eletiva se intensificou no país por causa da Covid-19, quando  leitos cirúrgicos, de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), kits de intubação e profissionais foram direcionados para a então emergência sanitária.

No Tocantins, a fila tem cerca de quatro mil pessoas aguardando. “Quando iniciamos a gestão, em outubro de 2021, o Tocantins tinha mais de sete mil pessoas aguardando em fila. De lá pra cá, com o empenho das equipes da Secretaria, já foram feitas quase 17 mil cirurgias eletivas, sendo mais de cinco mil só este ano e temos intensificado as ações para atender quem ainda aguarda. Para isso, temos incentivado as equipes dos nossos hospitais, por meio do PAGH-Cirúrgico; realizado convênios com os municípios, com investimento previsto de mais de R milhões, em 2023 e credenciado hospitais da rede privada. Sabemos que sempre haverá pessoas a serem atendidas, mas por determinação do governador Wanderlei Barbosa, queremos reduzir ao máximo este tempo de espera”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva de Santana.

De acordo com o plano de execução apresentado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), ao MS, os recursos do Governo Federal serão utilizados na realização de procedimentos cirúrgicos eletivos, exames complementares e consultas especializadas. O serviço deverá ser ofertado em 21 unidades hospitalares, sendo 14 hospitais estaduais e 07 hospitais contratualizados.

“O Estado aguarda a publicação da portaria do MS, no Diário Oficial da União, o qual ensejará a transferência do recurso orçamentário do Fundo Nacional de Saúde, para o Fundo Estadual de Saúde. A primeira parcela correspondente a 1/3 do valor total, referente à fomentação do início do programa, as demais parcelas  serão  repassadas de acordo a produção executada”. explicou a superintendente de Políticas de Atenção à Saúde da SES-TO, Juliana Veloso.

Aprovados

Os estados que já tiveram seus planos aprovados pelo MS são:  Rio Grande do Sul, Tocantins, Maranhão, Espírito Santo, Minas Gerais, Distrito Federal, Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Piauí, Amapá, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas, Santa Catarina, Bahia, Paraíba e Goiás.