O requerimento solicitando a extensão e implantação do Núcleo Acolher na região do Bico do Papagaio foi apresentado pelo presidente da Aleto, deputado Amélio Cayres (Republicanos), foi apresentado na Sessão Ordinária dessa terça-feira, 9. O espaço atua de forma multidisciplinar no tratamento de pessoas com dependência de álcool e/ou outras drogas, com funcionamento em Palmas sob administração do Governo do Tocantins.
Conforme o documento, o deputado pede ao Governo do Tocantins e a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), responsável pelo Núcleo, que seja viabilizada a implantação do Núcleo para atender a população do Bico do Papagaio, observando a Campanha Maio Amarelo e o grande número de acidentes envolvendo motoristas embriagados.
“A expansão do Núcleo no Bico pode ajudar pessoas com dependência a buscarem formas de tratar o uso exagerado de álcool e outras drogas, e também para que estes indivíduos possam ser reinseridos na sociedade, principalmente os que passam mais necessidade e precisam desta ajuda do Estado", explicou o parlamentar.
Núcleo Acolher
O Núcleo Acolher tem o objetivo de auxiliar as famílias com indivíduos que se encontram em situação de vulnerabilidade social, que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas, promovendo acolhimento nas comunidades terapêuticas conveniadas ao Estado, bem como a promoção da cidadania dessas famílias, com atendimento em assistência social, psicologia, pedagogia e enfermagem.