Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Fernando Alves

Foto: Fernando Alves

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) estará presente na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2023) e disponibilizará aos produtores e empreendedores os serviços do Orienta Naturatins. Conforme o presidente da autarquia, Renato Jayme, a presença do Naturatins na feira, que é considerada um dos maiores eventos do setor no País e a maior da região Norte, oportunizará a este público o acesso aos serviços prestados pela autarquia, além de reforçar o papel do Instituto na preservação, conservação e proteção do meio ambiente, de forma sustentável.

“Em nosso estande, os produtores rurais e empreendedores serão orientados quanto à abertura e/ou regularização de seus processos e, em conformidade, com a preservação e conservação ambiental”, observa Renato Jayme ao ressaltar que as ações oferecidas pelo Naturatins estão alinhadas com o propósito temático da Agrotins deste ano, que é estimular o cumprimento das normas legais e regulamentares, das políticas e das diretrizes estabelecidas para o agronegócio no Tocantins.

Estande

Para ter acesso aos serviços do Orienta Naturatins, o público deve comparecer no estande do Naturatins, entre os dias 16 e 20, período em que a Agrotins 2023 acontecerá. Serão oferecidos serviços referentes a licenciamento ambiental, recursos florestais, recursos hídricos, Cadastro Ambiental Rural (CAR), além de atendimentos de protocolo (Sistema Integrado de Gestão Ambiental-Sigam), biodiversidade e emissão de carteira de pesca. A Agrotins localiza-se no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, em Palmas, na saída para Porto Nacional.

Mudas

Outra ação durante a Agrotins 2023 será a doação de 270 mudas de árvores típicas do Cerrado tocantinense. Este tipo de ação está previsto no acordo de cooperação técnica firmado entre o Naturatins e o Instituto Perene para produção de mudas de espécies arbóreas no viveiro do Parque Estadual do Lajeado (PEL). Do total de mudas a serem doadas, estão 50 de Ipê Roxo, 40 de Fava de Bolota, 15 de Aroeira, 30 de Gonçalo Alves, 10 de Açaí e 40 de Jatobás.