Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) realizou vistoria no Centro de Logística da Secretaria da Saúde (Semus) de Palmas, nessa segunda-feira, 15, tendo constatado o desabastecimento e a insuficiência de insumos básicos, como luvas, seringas e sondas.

Foi verificado que o estoque de luvas se encontra zerado, o que compromete a realização de atendimentos nas áreas médica, de enfermagem e odontológica. A informação é de que o estoque se encontra irregular há cerca de dois meses.

Também estavam em falta as sondas uretrais (utilizadas para drenar urina) nos tamanhos 8, 10 e 12, bem como fraldas para adultos nos tamanhos M, G e Extra G, e fralda para crianças nos tamanhos Extra G e XXG.

Outro item em desabastecimento há meses são os ácidos graxos, utilizados na cicatrização de feridas e escaras.

O estoque de seringas de 20 ml (tamanho que seria o mais utilizado nos serviços das UPAs e do Samu) era de apenas cinco caixas, cedidas pelo Estado, que seriam suficientes para apenas um dia de serviço nas unidades de saúde do município. Também estava no final o estoque de lençóis descartáveis para o revestimento de macas, havendo apenas três rolos.

Outros itens em final de estoque seriam os eletrodos descartáveis (utilizados em procedimento de eletrocardiograma) e o papel grau cirúrgico (usado na esterilização de materiais hospitalares). Há apenas uma caixa destes insumos.

A vistoria foi realizada pelo promotor de Justiça Thiago Ribeiro Franco Vilela, que atua na área da defesa da saúde em Palmas. Conforme foi levantado, a baixa nos estoques é comunicada previamente à Semus, mas as compras não são realizadas em tempo hábil para evitar o desabastecimento. A Promotoria de Justiça adotará as medidas cabíveis para a solução do problema.