Caravanas de agricultores familiares de todas as regiões do Estado chegam de ônibus para buscar novos conhecimentos agropecuários na Feira de Tecnologia Agropecuária (Agrotins 2023). A feira iniciou nessa última terça-feira, 16, encerra nesse sábado, 20, no Parque Agropecuário, Mauro Medanha, na TO-050, saída para Porto Nacional.
Nesta quarta-feira, 17, um total de nove caravanas chegaram para participar de palestras, oficinas, dinâmicas e dias de campo sobre as inovações tecnológicas no segmento da agricultura e pecuária. Ao todo são 54 caravanas, sendo 2.300 agricultores.
O agricultor Valnor Santos do município de Cristalândia do Tocantins é um dos que chega para participar das atividades da feira. “Todos anos venho aqui para me atualizar, acompanhar as inovações agrícolas que estão no mercado, como crio um gadinho, eu mesmo planto o milho. E aproveitar também para ver o preço de um motor irrigado para plantar milho de verão, melancia e melão”, detalhou,
Já o produtor do Projeto de Assentamento, Macaúba, município de Pium, Antônio Ferreira, disse que tem uma produção diversificada, cria gado de leite e planta arroz, milho e feijão. “Sempre que posso venho na Agrotins, pois aqui podemos buscar novos conhecimentos para levar para nossas comunidades rurais”, explicou.
A gerente de Sociativismo e Cooperativismo da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), Noilma Farias, “essa ação do Governo do Tocantins, por meio da Seagro possibilita que o pequeno produtor tenha acesso as transferências de tecnologias e, assim, usá-las nas suas atividades para o desenvolvimento do campo”.
Realização
A feira é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas, instituições e órgãos públicos, de pesquisas e educacionais, entre outras.