Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria da Cultura, em parceria com o Instituto Cidadania Amazônia, realiza nessa sexta-feira, 26, a segunda edição do projeto Sexta Cultural em 2023. O projeto deveria ter sido iniciado em novembro de 2022 e foi interrompido por motivo de força maior, devido às fortes chuvas que ocorreram na data e local programado. 

Nesta edição, subirão ao palco os artistas Junino Matutos, Marcos Ruas, Paulinho Baga, Bárbara Gomes e o grupo teatral Artpalco. A programação acontecerá em Gurupi, no Parque Mutuca, a partir das 18 horas.

A ação é a segunda de um total de 18 apresentações que reunirão vários tipos de manifestações culturais. Com foco em promover e fomentar a produção e o intercâmbio cultural, o projeto contribui para dar visibilidade aos fazedores de cultura, englobando manifestações como a música, o circo, a dança, o teatro, e a cultura popular e tradicional. O evento é gratuito e compõe o calendário cultural do Tocantins.

Das 18 apresentações artísticas, cinco acontecerão em Palmas, e as demais passarão por outros municípios: Araguaína, Gurupi, Dianópolis, Tocantinópolis, Augustinópolis, Araguatins, Colinas do Tocantins, Guaraí, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional e Natividade.

A retomada do projeto aconteceu neste mês de maio, dentro da programação da Agrotins 2023. Para o secretário da Cultura, Tião Pinheiro, a Sexta Cultural é um evento valioso, pois além de valorizar e beneficiar os fazedores de cultura do estado, fomenta a economia local, levando arte, música e diversão ao povo tocantinense.