Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Diante das constantes denúncias de assédio junto ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Palmas (Sisemp), o Sisemp elaborou uma cartilha orientativa para os servidores municipais. A cartilha visa orientar a identificar, prevenir e combater as diversas práticas de assédio, possibilitando reconhecimento destes casos e intervenção nas formas cabíveis. 

De acordo com o sindicato, o assédio no trabalho pode ocorrer de diferentes formas e não partir somente de um superior, mas também de forma vertical ascendente, quando parte de um grau hierárquico inferior, e, até mesmo, de nível horizontal, quando parte de colaboradores do mesmo nível hierárquico.

Independentemente de quem pratique o assédio, ele pode gerar inúmeros problemas, tanto para quem sofre a prática, como para as relações de trabalho, bem como prejuízos na execução e resultado dos serviços demandados aos trabalhadores. Os danos causados pelo assédio trazem improdutividade, desmotivação, fazem com que os funcionários percam sua qualidade de vida no trabalho, podendo até mesmo em alguns níveis afetar a vida pessoal e a saúde mental do colaborador.

"Incentivamos que as vítimas de assédio documentem os casos e busquem ajuda para evitar a repetição dos mesmos e nos colocamos à disposição dos servidores para orientarmos e caso necessário, tomar as medidas administrativas e jurídicas cabíveis", ressalta o presidente do Sisemp, Heguel Albuquerque.