Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Câmara Municipal de Araguaína realizou no último sábado, 27, a primeira Sessão Itinerante em uma comunidade rural. O local escolhido para o evento foi o P.A. Rio Preto, que recebeu não apenas a sessão ordinária dos vereadores, mas também uma série de serviços públicos voltados para a comunidade local.

Pela primeira vez no Tocantins, uma Câmara Municipal teve a iniciativa de levar uma sessão ordinária para a zona rural, proporcionando aos moradores do P.A. Rio Preto a oportunidade de acompanhar de perto as discussões e decisões políticas que afetam suas vidas. Além disso, os vereadores apresentaram vários requerimentos solicitando melhorias para o P.A. Rio Preto, como a disponibilização de internet.

O presidente da Câmara, vereador Marcos Duarte, ressaltou a importância da iniciativa. "Estamos escrevendo um novo capítulo na história política de Araguaína e do Tocantins. A realização desta Sessão Itinerante no P.A. Rio Preto representa um marco para a inclusão e valorização das comunidades rurais em nosso município. Queremos levar a Câmara Municipal para mais perto do povo, ouvindo suas demandas e buscando soluções para suas necessidades”, afirmou.

O aposentado João Silva expressou sua satisfação em ter a Câmara Municipal na zona rural. "É uma alegria muito grande ver os vereadores e outros representantes políticos aqui no assentamento. Normalmente, temos que nos deslocar até a cidade para ter acesso aos serviços públicos, e hoje eles vieram até nós. É um gesto que valoriza a nossa comunidade e mostra que somos importantes também", afirmou emocionado.

A Sessão Itinerante contou com a presença de diversos representantes políticos, incluindo os vereadores de Araguaína, o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues; prefeito de Muricilândia, Alessandro Borges; deputado federal Filipe Martins; deputado estadual Gipão; além de secretários municipais.

Além da sessão ordinária, a comunidade do P.A. Rio Preto desfrutou de uma série de serviços públicos essenciais oferecidos no local, como atendimento médico, psicológico, nutricional, palestras sobre agricultura familiar, atualização do cadastro do Bolsa Família, vacinação, atendimento jurídico e corte de cabelo, entre outros. O dia foi repleto de atividades e momentos de lazer para os moradores, com churrasco para a população, música ao vivo e até mesmo um campeonato de futebol.