Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação PF/TO

Foto: Divulgação PF/TO

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira, 31, a “Operação Checkout”, que tem como objetivo a interdição de pousadas situadas na Área de Proteção Ambiental dos Meandros do Rio Araguaia, unidade de conservação localizado na Ilha do Bananal - no sudoeste do Estado do Tocantins.

A ação contou com o apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO).

Os estabelecimentos estão localizados irregularmente em terras indígenas, pertencentes à União, e ainda apresentam irregularidades como armazenamento inadequado de combustíveis, além de outras infrações. Por esses motivos, as pousadas foram alvos das sanções judiciais visando a suspensão das suas atividades.

A ação resulta da execução penal que condenou os estabelecimentos à pena de interdição de suas atividades pelo período de um ano e quatro meses, multa e custas processuais.

O nome da operação faz referência ao termo utilizado para encerramento da estadia de um cliente em um estabelecimento comercial hoteleiro. (PF/TO)