Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Para incentivar a substituição de parabólicas tradicionais pela nova parabólica digital, a cidade de Palmas sediará o Feirão Digital, entre 2 e 4 de junho, na Feira do Aureny 1. A ação é realizada pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), com apoio de fabricantes e vendedores de equipamentos, além da participação da Siga Antenado.

Durante o evento, a população poderá descobrir se tem direito à instalação gratuita da nova parabólica digital, tirar dúvidas com representantes da Siga Antenado – entidade responsável por apoiar a população durante migração do sinal analógico para o digital – e adquirir os equipamentos direto dos fornecedores com condições especiais.

No Tocantins, cerca de 82,2 mil famílias de 32 cidades já podem ter direito à instalação do equipamento gratuitamente. A instalação da nova parabólica digital é necessária porque em breve o sinal da parabólica tradicional será desligado. Isso significa que quem utiliza a equipamento convencional ficará sem acesso à TV aberta. Antes disso, os usuários podem enfrentar interferências, como chuviscos, chiados, imagem travada ou até interrupção do sinal.

Isso acontece porque a tecnologia 5G opera na mesma frequência da parabólica tradicional. A troca também traz outros benefícios. A nova parabólica digital tem melhor qualidade de imagem, de som, programação regional e vai continuar sendo gratuita, como sempre foi.