Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Em encontro, Forças de Segurança assinam portaria para o plano estratégico “Todos Pela Vida - Palmas Segura”.

Em encontro, Forças de Segurança assinam portaria para o plano estratégico “Todos Pela Vida - Palmas Segura”. Foto: Divulgação Governo do Tocantins

Foto: Divulgação Governo do Tocantins Em encontro, Forças de Segurança assinam portaria para o plano estratégico “Todos Pela Vida - Palmas Segura”. Em encontro, Forças de Segurança assinam portaria para o plano estratégico “Todos Pela Vida - Palmas Segura”.

Forças de Segurança nos âmbitos Estadual, Federal e Municipal se unem no sentido de encontrar soluções para enfrentar a criminalidade na capital Palmas. "Foi criado o gabinete de gestão integrada com todas as Forças de Segurança [...], em busca de soluções para enfrentar a criminalidade no município de Palmas”, confirmou o titular da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-TO), Wlademir Mota Oliveira, em encontro realizado nesta quinta-feira, 1° de junho, no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar (QCG), para assinatura de portaria do plano estratégico Todos Pela Vida - Palmas Segura.

De acordo com Wlademir, se necerrário, será aumentada a capacidade ofensiva do Estado. “Diariamente, estaremos monitorando essa situação com todas as Forças de Segurança para poder, caso necessário, aumentar a capacidade ofensiva do Estado sem previsão de término. Vamos manter essa ação até cessar esse histórico de homicídios e criminalidade na Capital”, acrescentou o secretário da SSP.

Este plano estratégico é um trabalho encabeçado pela SSP e conta com a Polícia Militar do Estado do Tocantins (PM-TO) e a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju). No encontro desta quinta, a Polícia Rodoviária Federal (PRF); a Polícia Penal; a Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), a força vinculada à Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana; e o Departamento de Trânsito do Tocantins (Detran-TO) também assinaram o termo de cooperação.

“O município, por meio da Sesmu [Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana], faz parte do sistema único de segurança pública e, no sentido da operação Todos Pela Vida - Palmas Segura, vai atuar de forma conjunta com as demais Forças de Segurança. Iremos contribuir e trazer a percepção de segurança para a sociedade palmense”, afirmou o secretário da Sesmu, Agostinho Araújo Júnior, sobre esse trabalho entre as corporações contra a criminalidade na Capital.

Outra entidade atuante na segurança pública e que aderiu ao gabinete de gestão da força-tarefa que está em curso em Palmas, a Seciju, esclareceu que operações estão sendo realizadas no sistema prisional da Capital pela Polícia Penal a fim de manter a ordem dentro das unidades da cidade. Essa informação foi apresentada pelo gestor da pasta, Deusiano Pereira de Amorim.

O chefe do Estado-Maior da Polícia Militar, coronel Cláudio Tomaz, representando a PM-TO, ressaltou que essa articulação em conjunto foi mais um importante passo nas ações da força-tarefa dos órgãos de segurança do Tocantins. "Que estão integrados desde o início do ano no combate à criminalidade, sobretudo aqui na Capital. Estamos unidos e agindo com tolerância zero contra esses criminosos, em defesa da sociedade tocantinense. Permaneceremos firmes na nossa missão de preservação da ordem e da vida do cidadão de bem", ressaltou.

SSP e Polícia Militar

A SSP e a PM-TO haviam efetivado, nessa quarta-feira, 31 de maio, ações estratégicas e integradas em um esforço para enfrentar casos de violência na Capital do Estado. O objetivo principal foi traçar um alinhamento para o trabalho integrado entre as Polícias Civil e Militar. (Com informações da Secom/TO)