Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Koró Rocha

Foto: Koró Rocha

Na próxima segunda-feira, 5, às 14h30, a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Tocantins (AL-TO) realiza audiência pública no plenário para discutir a saúde no Estado. A audiência é aberta ao público e tem como objetivo promover um diálogo com a sociedade civil e entidades representativas, como o Ministério Público, a Defensoria Pública e as secretarias municipais e estadual, a fim de buscar soluções para os problemas enfrentados.

O deputado estadual Marcus Marcelo, autor do requerimento que solicitou o debate, ressaltou a importância da participação de todos para encontrar soluções efetivas para a saúde no Tocantins.

Diversos representantes estarão presentes, incluindo o secretário da Saúde do Tocantins, Afonso Piva; o superintendente estadual de Unidades Hospitalares, Andreis Vicente; o diretor geral do Hospital Geral de Palmas, Leonardo Toleto; o superintendente do Ministério da Saúde no Tocantins, Relmivan Milhomem; os promotores de justiça da Saúde, Araína Ferreira, Bartira Silva e Marcelo Lima; o defensor público Freddy Solorzano; secretários municipais de saúde e representantes de entidades como a CIB (Comissão Intergestores Bipartite do Estado do Tocantins) e Conselho Estadual de Saúde.

A falta de leitos em hospitais públicos tem sido um dos principais temas de discussão em relação à saúde no Tocantins. Em maio, o deputado Marcus Marcelo realizou um levantamento que revelou a escassez de leitos nas cidades-polo do Estado, como Palmas, Araguaína e Gurupi.

A audiência será transmitida ao vivo pelo canal da Assembleia Legislativa do Tocantins no YouTube, permitindo a participação tanto presencialmente quanto virtualmente.