Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Mariana Ferreira

Foto: Mariana Ferreira

Com o intuito de alertar as pessoas para a doação de sangue e assim garantir estoques suficientes para atender as demandas dos hospitais públicos e privados, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) informa o funcionamento das unidades da Hemorrede do Tocantins, durante o feriado prolongado. Os hemocentros estarão abertos no ponto facultativo de quinta-feira, 8, exceto a Unidade de Coleta e Transfusão de Augustinópolis e na sexta-feira, 9, todas estarão abertas. A Unidade de Coleta do Hemocentro, em anexo ao Hospital Geral de Palmas, estará fechada nestes dias, retornando o atendimento normal na segunda-feira, 12.

No sábado, 10, as unidades de coletas estarão abertas normalmente, em horário comercial das 7h ao meio-dia. Com relação ao atendimento dos Ambulatórios de Hematologia o funcionamento segue normal, para pacientes já agendados.

A superintendente Hemorrede Tocantins, Pollyana Gomes, reforça que dados apontam a queda nas doações em período de feriados e aproveita para falar da importância de os doadores comparecerem a uma das unidades. “Estamos com nossos estoques baixos, por isso não iremos fechar as nossas unidades, mas precisamos que os doadores compareçam para fazer a sua doação para que possamos garantir a continuidade do atendimento das demandas de sangue”, reforçou a superintendente.

Quem pode doar

Para ser doador é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade. Os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável. As pessoas com mais de 60 anos só poderão doar caso já tenham realizado alguma doação antes dos 60 anos.

Também é obrigatório estar em boas condições de saúde, ter mais de 50 quilos e apresentar documento oficial com foto.

Antes da doação o candidato deve estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas), evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação, não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores ou fumado nas últimas duas horas.

Onde doar e horário de atendimento:

· Hemocentro Coordenador de Palmas: (Segunda à sexta: 7h às 18h30 e sábado: 7h às 12h30);

· Hemocentro Regional de Araguaína – Araguaína: (Segunda à sexta: 7h às 18h30 e sábado: 7h às 12h30);

· Núcleo de Hemoterapia de Gurupi: (Segunda à sexta: 7h às 18h30 e sábado: 7h às 12h30);

· Unidade de Coleta de Palmas – Anexo HGP: (fechada, retorna atendimento na segunda-feira, 12);

· Unidade de Coleta e Transfusão de Porto Nacional: (Segunda a sábado: 7h às 12h30);

· Unidade de Coleta e Transfusão de Augustinópolis: (Segunda a sábado: 7h às 12h30), (fechada na quinta-feira, 8).