Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Washington Luiz

Foto: Washington Luiz

O Programa Estratégia Tocantins Competitivo e Sustentável foi apresentada pelo presidente do Instituto Natureza do Tocantins, (Naturatins), Renato Jayme, durante o 2º Encontro Nacional da rede global Governos Locais pela Sustentabilidade (Iclei) Brasil. Com o tema central Cidades Sustentáveis: Soluções baseadas na Natureza e Energias Renováveis, o evento segue até esta quinta-feira, 8, no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, em Palmas.

Em sua participação nessa quarta-feira, 7, na mesa redonda sobre ‘Ação Climática nos Estados: estratégias, implementação e mobilização dos municípios’, Renato Jayme destacou a importância de Palmas sediar discussões tão enriquecedoras não só para o município, mas também para todo o Brasil. 

“É um privilégio, recebermos na nossa Capital um público qualificado para discutir temas tão importantes para o País inteiro. Isso reforça nosso compromisso com a agenda ambiental que temos construído ao longo de mais de uma década”, ressaltou.

Programa

Liderada pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), a Estratégia Tocantins Competitivo e Sustentável é um Programa de Governo que busca, segundo o presidente, promover o desenvolvimento socioeconômico sustentável, minimizar os impactos das mudanças climáticas e alcançar, como resultado, a redução da emissão de carbono, do Programa Jurisdicional de Redução de Emissões pelo Desmatamento e Degradação (REDD+).

Essa estratégia, segundo Renato Jayme, está baseada em quatro principais eixos. A primeira delas é o desenvolvimento econômico. “Nesse eixo nós focamos nas cadeias produtivas, no zoneamento ecológico, no fomento das empresas e das instituições e principalmente no fortalecimento da agricultura familiar que é uma vocação muito forte no Tocantins”, explicou, ao frisar que o segundo eixo envolve a questão social, o terceiro ambiental e o quarto a infraestrutura.

Ainda durante o evento, Renato Jayme destacou a assinatura do acordo com a Mercuria, formalizada pelo governador Wanderlei Barbosa na segunda-feira, 5, em Genebra, na Suíça. “É um acordo que prevê o investimento de cerca de R$ 20 milhões, e depois outro aporte de R$ 20 milhões, na expectativa de comercializarmos quase 200 mil toneladas de créditos de carbono”, finalizou. 

Iclei

O Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade, é uma rede global que congrega mais de 2.500 governos locais comprometidos com o desenvolvimento urbano sustentável. Considerando quatro dimensões (social, ambiental, econômica e institucional), o propósito é até 2030 construir um caminho de sustentabilidade nos territórios por meio de medidas consistentes e transformadoras. Entre elas, destacam-se descarbonização, transição energética e implementação de soluções baseadas na Natureza.