Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em alusão à campanha “Junho Violeta”, que visa conscientizar a população sobre a importância de combater todas as formas de violências contra a pessoa idosa, a Polícia Civil do Tocantins, por meio da  1ª Delegacia Especializada de Atendimento à Vulneráveis (1ª DAV - Palmas) e da Escola Superior de Polícia (Espol), realiza, na próxima semana, uma programação especial voltada aos idosos e instituições que promovem o cuidado a esse público.

A programação inicia na terça-feira, 13, às 8 horas, no auditório da Espol, com o o workshop Café com Segurança. A ação terá palestras com o delegado titular da 1ª DAV, Ricardo Real, abordando o tema “Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e Crimes contra à Pessoa Idosa” e com o fisioterapeuta Emerson Moura Ribeiro, com o tema “Envelhecimento Saudável”.

O evento tem como público alvo gestores e colaboradores de ILPIs e servidores da Secretaria da Segurança Pública e Polícia Civil aposentados, mas também é aberto a membros da comunidade que se identificarem com o tema.

Já no dia 15, quinta-feira, Dia D de Combate à Violência contra à Pessoa Idosa, haverá uma ação junto aos servidores da Secretaria da Segurança Pública e da Delegacia-Geral com distribuição de laços violetas e engajamento nas redes sociais. O dia se encerra com um aulão de dança oferecido a pessoas idosas dos Centros de  Referência em Assistência Social (CRAS) Jardim Aureny III e da 1.304 Sul, na Praia da Graciosa, a partir das 17 horas.

A programação da semana encerra na sexta-feira, 16, no CRAS do Aureny III, com uma roda de conversa sobre “Crimes contra a pessoa idosa e Estatuto da Pessoa Idosa”. O tema será abordado pelo delegado Ricardo Real. A ação começa às 8h30 e tem como público alvo os usuários do Cras Aureny III.

“Será uma semana muito especial, com ações de bem-estar para a população idosa, bem como palestras com o objetivo principal de levar esclarecimentos, falar sobre direitos e conscientizar a população sobre a importância de se respeitar os direitos da pessoa idosa”, destacou o delegado. 

Programação:

13/06 - Terça-feira

Café com Segurança

Temas: “As várias nuances da violência contra à pessoa idosa” e “Envelhecimento saudável”

Local: auditório da Espol

Horário: das 8h30 às 11 horas

15/06 - Quinta-feira

Aulão de Dança

Público alvo: pessoas idosas dos CRAS Aureny III e da 1.304 Sul

Local: Praia da Graciosa

Horário: A partir das 17 horas

16/06 - Sexta-feira

Roda de conversa como o tema “Crimes contra a pessoa idosa à luz do Estatuto do Idoso”

Facilitador: Delegado titular da 1ª DAV, Ricardo Real

Público-alvo: usuários do CRAS Aureny III

Local: CRAS Aureny III

Horário: 8h30