Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Podem se inscrever no Enem alunos que estão concluindo o ensino médio

Podem se inscrever no Enem alunos que estão concluindo o ensino médio Foto: Marcio Vieira/Secom

Foto: Marcio Vieira/Secom Podem se inscrever no Enem alunos que estão concluindo o ensino médio Podem se inscrever no Enem alunos que estão concluindo o ensino médio

Encerra-se, nesta sexta-feira, 16, o prazo para as inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que devem ser realizadas na  Página do Participante.  As provas estão marcadas para os dias 5 e 12 de novembro.

Os estudantes devem ficar atentos porque o prazo referente ao pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 85, vai até o dia 21 de junho. As pessoas que tiveram os seus pedidos de isenção da taxa de inscrição aprovados devem efetuar a inscrição.

Para se inscrever, o candidato deverá informar inicialmente o CPF e a data de nascimento, em seguida, preencherá um cadastro com as informações pessoais. Será necessário selecionar o idioma estrangeiro entre o inglês ou o espanhol e também responder a um questionário socioeconômico.

O Enem é uma oportunidade para avaliação individual de desempenho do participante e atualmente representa uma porta para a entrada em cursos de graduação em diversas faculdades em todo o País.

Os estudantes podem baixar o aplicativo Enem, que possibilita, de forma simples e interativa, verificar o cronograma oficial do exame, acessar os dados de sua inscrição, local de prova e cartão de confirmação.

O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela realização do Exame do Ensino Médio, orienta os estudantes a criarem uma senha para o cadastro, que dará acesso à Página do Participante. Essa senha deve ser guardada pelo candidato, porque por meio dela terá acesso ao Guia de Recolhimento da União (GRU) e também poderá fazer alterações no cadastro.

Seduc orienta alunos para o prazo de inscrições

A gerente de Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Eliziane de Paula Silveira, orienta as escolas a mobilizarem os seus alunos para participarem do Enem. “O estudante precisa ficar atento ao prazo de inscrição, são apenas duas semanas. Se tiver dificuldades em se inscrever, ele deve procurar orientação na escola para não perder essa oportunidade. É importante que o candidato não deixe para se inscrever na última semana, porque poderá ter dificuldades com a documentação exigida”, explicou Eliziane.

O Enem é utilizado por diversas instituições de ensino superior para o ingresso em seus cursos e é um requisito para programas governamentais de auxílio estudantil, como o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Programa #TonoEnem

Com o objetivo de motivar os alunos a estudarem, a Secretaria da Educação desenvolve o Programa #TonoEnem, que oferece videoaulas, aulões para tirar dúvidas e material impresso. A Seduc também distribuiu, no início do ano, os livros do Programa Recomeçar e adquiriu vários livros para as bibliotecas escolares, com isso, os estudantes terão um vasto material para se prepararem para o Enem 2023.