Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Secom Gurupi/Divulgação

Foto: Secom Gurupi/Divulgação

Com objetivo de valorizar e promover as tradições culturais das festas juninas e incentivar a participação da população e fortalecer a economia local, a prefeita Josi Nunes sancionou a Lei  nº. 2.638, que cria o Programa de Fomento aos Grupos de Quadrilhas Juninas de Gurupi. A lei foi publicada na edição do Diário Oficial da última sexta-feira, 23.

O incentivo financeiro tem como foco auxiliar os grupos a cobrir despesas na montagem dos espetáculos, figurinos e cenários. Pela lei, cinco equipes de cada categoria, grupo especial e de acesso ou escolar, poderão ser beneficiadas com recursos.

A prefeita Josi Nunes destaca a importância deste incentivo aos grupos juninos. “Fomos procurados pelos grupos, eles realizam um trabalho que vai além do artístico, e precisam deste incentivo, então encaminhamos à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei, que estabelece até oito salários mínimos para cada equipe do grupo especial; e quatro salários mínimos para cada equipe do grupo de acesso ou escolar;  agora os grupos juninos, além da premiação do Arraiá, poderão contar com este fomento para auxiliar na montagem de seus espetáculos”, explicou.

A Prefeita ressalta que para este sonho dos grupos se tornar realidade foram necessários a sensibilidade e entendimento dos vereadores da importância do Projeto de Lei. “Todo o nosso trabalho é feito em parceria e mais uma vez a Câmara de Vereadores nos deu a mão para atendermos essa importante demanda. Ao encaminharmos o Projeto, os vereadores entenderam a importância deste incentivo e aprovaram por unanimidade”, destacou.

O presidente da Associação de Quadrilhas Juninas de Gurupi, Murilo Evangelista, conta que há muitos anos os grupos buscavam esse apoio e este ano a prefeita Josi Nunes entendeu a necessidade deste projeto e atendeu. “Estamos satisfeitos, pois agora temos uma lei que vai ajudar as juninas no processo de criação dos espetáculos”, expôs.

Conforme o Projeto de Lei, as equipes de quadrilhas juninas beneficiadas executarão projetos sociais e educativos nas escolas municipais, com a finalidade de repassar a tradição junina por meio do ensino e estímulo a novos grupos. As atividades a serem realizadas serão previstas em edital específico.