Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

Prefeita Suelene com o vice-presidente do TCE, Alberto Sevilha (à esq.) e o presidente do TCE, conselheiro André Matos.

Prefeita Suelene com o vice-presidente do TCE, Alberto Sevilha (à esq.) e o presidente do TCE, conselheiro André Matos. Foto: Raimundo César/Ascom TCE/TO

Foto: Raimundo César/Ascom TCE/TO Prefeita Suelene com o vice-presidente do TCE, Alberto Sevilha (à esq.) e o presidente do TCE, conselheiro André Matos. Prefeita Suelene com o vice-presidente do TCE, Alberto Sevilha (à esq.) e o presidente do TCE, conselheiro André Matos.

A prefeita de Lizarda do Tocantins, Professora Suelene Lustosa (Professora Sussu), cumpre intensa agenda em Palmas. O objetivo é apresentar demandas às pastas, obter conhecimento sobre diversas áreas - incluindo capacitação para solicitação de recursos pela Lei Paulo Gustavo-, e orientação quanto ao processo de alteração em Lei Orçamentária para permissão de políticas públicas que atendam às necessidades e direitos das crianças.

Na quinta-feira, 22, a gestora participou no Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ/TO) do III Seminário de Gestão Socioambiental: Mudanças Climáticas e Efetivação da Justiça Socioambiental. O evento aconteceu no auditório do TJ, a partir das 14 horas. Através do seminário, a prefeita Suelene pôde obter capacitação sobre as mudanças climáticas. 

Já na sexta-feira, dia 23, Sussu e o secretário da Educação, Luziete Glória, estiveram na Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus Palmas, participando do Circula Minc - oficina técnica sobre a Lei Paulo Gustavo (LPG). O evento, realizado pelo Ministério da Cultura (MinC), em parceria com o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual de Cultura, buscou capacitar gestores para estimular a adesão e fornecer suporte especializado para solicitação dos recursos via plataforma TransfereGov.

 Prefeita Sussu na Oficina sobre a Lei Paulo Gustavo, realizada no Cuica da UFT. (Foto: Divulgação Prefeitura de Lizarda)

Já nesta semana, dia 27, a Professora Suelene, junto à equipe técnica formada por contador, jurídico, e secretários da Saúde, Thiago Mauricio, e da Educação, Luziete, marcaram presença no Tribunal de Contas do Estado (TCE/TO), oportunidade em que receberam atendimento de equipe multidisciplinar de esclarecimento, orientação e apoio para a realização de alterações, com aprovação dos legislativos municipais, na lei orçamentária, permitindo, assim, que políticas públicas atendam às necessidades e direitos das crianças de 0 a 6 anos de idade. Muitos gestores participam do evento, que segue até esta quarta-feira, 28. 

"O TCE antes era visto apenas como órgão fiscalizador, mas hoje está atuando de forma parceria com os municípios, na orientação. Esse é um projeto que a gente vai colocar em destaque no nosso município, vai melhorar o nosso atendimento, porque a gente já atende com todas as dificuldades que temos, na educação, na saúde, na assistência. A primeira infância passará então, a partir desta parceria, a ter um destaque maior, uma relevância ainda maior no nosso município", se compromete a prefeita Sussu. 

Dentre outras ações desta semana, a prefeita Suelene Lustosa apresentou demandas na Secretaria Estadual do Esporte (Seduc), Secretaria Estadual do Esporte (Seju) e na Secretaria Estadual da Agricultura (Seagro).