As diretrizes e metas dos Planos Estadual de Segurança Pública (PESSE) e Todos pela Vida foram abordadas durante reunião ordinária do Conselho de Segurança Pública do Tocantins (Conesp/TO), realizada nessa quinta-feira, 29, no Palácio Araguaia. Também foram pautas da reunião, os índices de criminalidade em Palmas e a apresentação do Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE) referente às ações de fortalecimento escolar, incluindo a melhoria da segurança nas escolas.
O secretário executivo do Conesp, delegado Ricardo Real, apresentou o PESSE e Todos pela Vida, destacando que ambos estão em fase final de diagramação e publicação. “Ambos estão em consonância com o Plano Nacional de Segurança Pública e visam a redução dos índices de violência no Estado. De forma integrada com as demais forças, fizemos o levantamento, o diagnóstico, traçamos metas que vamos perseguir ao longo do próximo decênio até promover essa redução dos crimes que causam uma sensação de insegurança para toda sociedade como homicídios, latrocínios, mortes no trânsito, entre outros”, destacou.
“É importante que a sociedade tocantinense saiba que existe um mapeamento de todos esses índices e que existe planejamento visando a redução. A Secretaria da Segurança Pública e as demais forças de segurança estão empenhadas em um único propósito que é a promoção da cultura de paz”, destacou o secretário da Segurança Pública e presidente do Conesp, Wlademir Mota Oliveira.
Sobre os índices de criminalidade, o secretário Wlademir pontuou algumas ações. “As forças de segurança têm dado resposta em todo o Estado, diversas prisões foram realizadas e mais de 100 kg de entorpecentes foram retirados de circulação. Sabemos que em Palmas, a situação não está dentro da normalidade, as forças têm feito o máximo que podem e em junho houve uma queda nos índices em relação a maio”, destacou o secretário.
O Coronel Marizon Marques complementou que a Polícia Militar reforçou o policiamento em Palmas. “Temos uma operação em andamento, movimentação de policiais do interior para a capital. Temos reforçado e esse combate passa muito pelo trabalho integrado de todos os órgãos de segurança pública. Acreditamos que vamos superar esse momento difícil. Entendemos que estamos no caminho certo, com enfrentamento e o uso da tecnologias”, complementou.
O delegado-geral da Polícia Civil, Claudemir Luiz Ferreira, pontuou que a aproximação das forças de segurança com a população é fundamental para o êxito das ações de combate à violência. “Vivemos um momento de instabilidade com uma curva ascendente em Palmas. A segurança pública é um dever do Estado, mas nós precisamos do envolvimento de toda a sociedade, temos que ouvir sim cada vez mais a nossa comunidade e estamos fazendo esse processo de aproximação. A Polícia Civil tem feito seu papel, aumentando o efetivo nas delegacias que atuam na repressão às drogas e ao crime organizado. Estamos concentrando nossos esforços na redução desses índices e não vamos descansar enquanto esses índices não voltarem à normalidade”, ponderou.
A implantação de Conselhos Comunitários de Segurança e Defesa Social (CONSEGs) em todos os setores da cidade e o debate público, trabalhando a transversalidade das ações, também foram elencadas pelo secretário Wlademir Mota Oliveira.
PROFE
A chefe de gabinete da Secretaria da Educação (Seduc), Markes Cristiana Oliveira, apresentou o PROFE, uma política pública colaborativa entre as redes públicas de ensino do Estado do Tocantins. “O PROFE veio em um momento de aflição na iminência de violência nas escolas. A educação precisou compreender um outro universo, a partir desse momento criou o protocolo de segurança e agradecemos muito a parceria com as forças de segurança que nos auxiliaram em todo esse processo. O Programa tem por objetivo olhar a educação como território e colocar o Tocantins nos indicadores nacionais, trabalhando eixos como aprendizagem, educação inclusiva, tecnológica e inovadora, valorização dos profissionais da educação e investimento em infraestrutura”, explicou.
Posse
Durante a reunião também foi formalizada a posse dos seguintes membros: representando a Polícia Militar, o coronel Marizon Marques; o Tribunal de Justiça, o coronel Jaizon Veras Barbosa; a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o PRF Guilherme Francisco Carvalho Gonçalves; a Associação dos Servidores do Sistema Penal (ASSISPEN), o policial penal Abraão Rezende Valença; a Secretaria da Habitação, o secretário-executivo Wilson Souza Silva; e a Associação de Moradores da 304 Norte, o presidente da associação Mário Pinto.